logo

Prefeitura e UFF assinam acordo em julho e garantem vestibular

12/06/2007 17:53:32 - Jornalista: Janira Braga

A prefeitura de Macaé e a Universidade Federal Fluminense (UFF) assinam dia 6 de julho, durante a inauguração da Cidade Universitária, novo convênio que prevê a consolidação da universidade no município. Este foi o resultado da reunião desta terça-feira (12) entre o prefeito Riverton Mussi, o vice-reitor da UFF, Emmanuel Andrade, representantes dos diretórios acadêmicos da UFF-Macaé, o presidente da Fundação Educacional de Macaé (Funemac), Jorge Aziz, e os vereadores Marilena Garcia e Maxwell Vaz, realizada no paço municipal da prefeitura.

- Já demos resposta afirmativa à UFF autorizando a realização do próximo vestibular da universidade em Macaé, disponibilizamos a Cidade Universitária para instalação da UFF e nosso pleito é o envolvimento do MEC para a consolidação da UFF no município – destacou o prefeito Riverton Mussi, se referindo ao Ministério da Educação. Riverton lembrou que já esteve com o ministro Fernando Haddad solicitando a presença no MEC neste processo. “A prefeitura apóia e quer que a UFF permaneça em Macaé”, pontuou.

O presidente da Funemac lembrou que o custeio da UFF em Macaé é feito 100% por parte da prefeitura – somente em bolsa para o corpo docente são investidos por ano R$ 1,2 milhão. Como em outros municípios do Estado a UFF custeia as bolsas para professores, o governo municipal de Macaé também reivindica que o MEC faça o mesmo na cidade.

- Vamos elaborar o protocolo para ser firmado entre prefeitura e UFF que estabelece um novo pacto e prevê que a universidade consolide progressivamente a presença dela em Macaé através de um acordo com o MEC. A prefeitura vai cumprir sua parte com a cobertura de bolsas dos professores enquanto a UFF adquire junto ao MEC essas bolsas – salientou Jorge Aziz.

INTEGRAÇÃO - Durante a apresentação da proposta do vice-reitor, ele frisou que o convênio requer continuidade das parcerias atuais. “A partir da efetiva incorporação do MEC, pode ser apontado o desenvolvimento de mecanismos de integração regional que minimizam a médio e longo prazo o comprometimento financeiro da prefeitura”, disse.

O vice-reitor também propôs a formação de um grupo de trabalho entre prefeitura, UFF, representantes do MEC e da indústria local para a elaboração do protocolo, além da ampliação da discussão para o âmbito regional.

A vereadora Marilena Garcia destacou que a discussão avançou para a consolidação da UFF em Macaé e salientou o empenho da classe estudantil. “Precisamos registrar a atuação dos estudantes da UFF”, disse.

Os representantes da classe estudantil avaliaram como positiva a reunião. “Esperamos a consolidação, junto ao governo federal, da UFF em Macaé”, afirmou o representante do diretório de Administração, Vitor Aguiar. O representante do diretório de Ciências Contábeis, Pedro Henrique Costa, pontuou que o momento é propício para o acordo, já que o MEC está desenvolvendo um plano de expansão de universidades.

O representante do diretório acadêmico, Afonso Madureira, comentou a necessidade efetiva da política de interiorização da universidade e o representante do diretório de Ciências Contábeis, Antonio Moniz, pontuou que a nova reitoria da UFF, que tomou posse recentemente, pode ajudar a agilizar o processo de consolidação da universidade em Macaé, garantindo assim os cursos de graduação.