A prefeitura de Macaé já iniciou a elaboração do Plano de Ações Articuladas (PAR) da Educação 2011/2014. A equipe técnica da Secretaria Municipal de Educação, responsável pela elaboração do documento, apresentou nesta quinta-feira (30), as etapas e procedimentos para criação das metas do município.
De acordo com o secretário de Educação, Guto Garcia, o PAR é uma ferramenta de gestão que possibilita apoio técnico e financeiro, por meio de recursos do Fundo Nacional para o Desenvolvimento da Educação (FNDE), para ações que resultem na melhoria do cenário educacional no país.
- Este instrumento é extremamente importante, porque através dele realizaremos o planejamento da Educação municipal para os próximos quatro anos, explicou.
A elaboração do PAR está dividida em duas etapas: diagnóstico da situação educacional na rede municipal e a própria elaboração do plano de ações, com base nos dados levantados na fase inicial.
- Na fase atual estamos sendo orientados a revisar os diagnósticos realizados nos anos anteriores. É uma oportunidade de verificarmos o que alcançamos e o que precisa ser implementado, comentou o secretário.
O diagnóstico está sendo revisado com a participação de dirigentes e técnicos da Secretaria de Educação, representante dos diretores de escola; representante dos professores das zonas rural e urbana; representante dos coordenadores ou supervisores escolares; representante do quadro técnico-administrativo das escolas; representante dos conselhos escolares; e representante do Conselho Municipal de Educação.
Para elaboração do novo PAR, serão observados 82 indicadores de avaliação, garantindo maior precisão nos dados obtidos. Através do Plano de Ações Articuladas o município poderá receber verbas federais para construção de escolas, aquisição de equipamentos, entre outros.
O PAR é um documento que integra a Adesão ao Plano de Metas Compromisso Todos Pela Educação e tem como objetivo o alcance das metas estabelecidas para o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). Plano de Metas representa um trabalho conjunto entre União, Estados e Municípios, que devem atuar junto às famílias e à comunidade para a melhoria de qualidade da educação básica.