logo

Prefeitura entrega certificado a jovens no Paço Municipal

03/12/2014 18:58:00 - Jornalista: Lourdes Acosta

Foto: Guga Malheiros

A solenidade de formatura aconteceu nesta quarta-feira (3), no Paço Municipal

A Prefeitura de Macaé, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e em parceria com o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), formou nova turma do projeto “Jovem Alerta”. O evento, ocorrido no Paço Municipal, nesta quarta-feira (3), reuniu pais e amigos dos 39 formandos.

Durante a cerimônia de entrega dos certificados foram feitas homenagens aos participantes, pela coordenadora da Proteção Social Básica da Prefeitura, Márcia Estulano, pelos coordenadores dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), além de jovens que agradeceram aos seus pais pelo apoio. A mesa foi formada pela secretária, Andrea Meirelles, representando o prefeito Dr. Aluízio, pela subsecretária, Patrícia Mendonça e pela representante do CIEE, Andreia Salustiano.

A secretária Andrea Meirelles destacou a importância da parceria com o CIEE para o município de Macaé. “O impossível só é possível para quem tem persistência. Primeiro tem que se escolher o caminho para trilhá-lo. Essa parceria é essencial porque abre portas para nossos jovens. Entrar no mercado de trabalho é difícil, por isso, continuem estudando para melhores possibilidades de trabalho”, disse aos formandos.

O projeto qualificou os jovens da comunidade, oportunizando sua inserção em programas de aprendizado e estágios, facilitando seu acesso ao mercado de trabalho e foi executado nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), do Parque Aeroporto e da serra macaense. Esta é a segunda etapa deste ano.

Na oportunidade, a assistente social do CIEE, Andreia Salustiano, que ensinou os jovens, falou sobre os temas utilizados. “Nós trabalhamos temas comportamentais voltados para o mundo do trabalho e para o protagonismo juvenil. Na verdade, é um ciclo de palestras que ensina a formularem currículo, a participarem das dinâmicas de grupo, motivação, juventude e trabalho e inteligência emocional. A preparação é para que eles participem dos processos seletivos das empresas empregadoras em igualdade com os demais”.

A qualificação também proporcionou aos jovens instruções sobre imagem profissional, atitude empreendedora, relacionamento interpessoal, comunicação escrita e decisões na resolução de problemas, entre outros.

O casal Gilberto e Célia Pinto, moradores do Frade e pais do jovem formando Felipe Pinto, estavam contentes e orgulhosos ao ver o filho recebendo um certificado que o qualificou. “Estamos felizes, pois é muito difícil conseguir trabalho sem se capacitar. Nossa esperança é que ele entre logo no mercado do trabalho”, afirmaram em coro. Já Luana Guimarães, de 14 anos, moradora do Parque Aeroporto, disse que há dois meses antes de começar o curso não sabia nada desse mundo do trabalho. Por isso, adorou conhecer essas práticas. “O projeto me ensinou a formular currículo, ir para uma entrevista e como me portar dentro de uma empresa”, assegurou.

Parceria - O CIEE oferece o certificado e banco de dados para inclusão futura em estágios ou outras oficinas de qualificação. Para participar do projeto o jovem deve estar na faixa etária entre 14 e 23 anos e cursando, no mínimo, o nono ano do ensino fundamental. Dezenas de jovens já participaram de capacitações semelhantes nos Cras dos bairros Botafogo, Barra, Aroeira e Nova Esperança.


Fotos Relacionadas