A manhã do dia 27 de dezembro foi marcante para as participantes dos cursos de capacitação em cabeleireiro, de auxiliar de cabeleireiro e de escultura em legumes e frutas, realizados pela prefeitura de Macaé, por meio da secretaria Executiva dos Direitos da Mulher (Sedim). Os certificados de capacitação foram entregues na sede da secretaria. Uma das diretrizes do programa de governo do prefeito Riverton Mussi é implementar a qualificação e atualização profissional dos moradores de Macaé.
Os cursos de Cabeleireiro e Auxiliar de Cabeleireiro formou, ao todo, 20 novas profissionais que ingressam no mercado capacitadas por Cido Coutinho, coiffeur de Macaé, responsável pelo estilo e visual de inúmeras socialites da região desde a década de 80. O curso começou com 45 alunas, nos turnos da manhã e tarde, sempre as quartas-feiras, três horas por dia. Foram oito meses de curso, realizado na Incubadora de Empreendimentos, da secretaria Executiva de Trabalho e Renda (Semtre) que habilitaram as alunas de cabeleireiro para corte e química e de auxiliar de cabeleireiro para lavagem, escova e aplicação de química.
Segundo Cido Coutinho o curso forma boas profissionais, plenamente aptas a atuarem em salões ou mesmo seguir “carreira solo”. “Temos profissionais que já recebem o certificado com seus salões montados e outras encaixadas em equipes”, declarou o coiffeur, afirmando que os critérios para avaliação final das alunas foram rigorosos tendo em vista a responsabilidade deste profissional. “Sempre digo às pessoas que cabelo não é moda, mas sim moldura do rosto. Por isso, passo às minhas alunas a real responsabilidade do profissional na relação com o cliente, pois estamos lidando com estética, bom senso e ansiedades”, salientou Coutinho.
Dentre as alunas capacitadas no curso de Cabeleireiro da Sedim estava Ana Roseli Barbosa que, emocionada, declarou que aos poucos realizará o sonho de ter seu próprio salão. “Hoje atuo em casa fazendo escova no horário em que não sou diarista. Quando minha patroa foi embora de Macaé decidi que não seria mais empregada doméstica e que participaria do curso de cabeleireiro. Minha vida começou a mudar. Meu plano é montar um salão lá em casa. Já tenho até o espaço preparado”, revelou Ana Roseli, entusiasmada com a possibilidade de ser autônoma.
Já o curso de Escultura em Legumes e Frutas formou 13 das 15 alunas matriculadas, aptas agora a garantir um toque especial às mesas e pratos. À frente da turma esteve o professor e chefe de cozinha Francis Vitor, profissional respeitado por sua habilidade e conhecimento gastronômico. As aulas aconteceram no Centro de Referência de Diabetes, da prefeitura de Macaé, uma vez por semana, durante um mês. Além do manuseio e transformação dos alimentos em formas variadas, as alunas receberam informações quanto a higiene no processo de preparo.
Os conhecimentos adquiridos pelas alunas no curso de Escultura de Alimentos e Frutas poderão ser aplicados em diversas situações, como na decoração de bufês. Outras alunas compartilharão o aprendizado em suas comunidades, agindo como multiplicadoras. É o caso de Jacira Maria Oliveira dos Santos, diretora administrativa da instituição social Podemos Ser Crianças Saudáveis (Poscris), que participou do curso com o intuito de ampliar seus conhecimentos gastronômicos e, sobretudo, compartilhar com a comunidade das Malvinas, onde atua.
A secretaria estuda a possibilidade de, em 2008, realizar novos cursos como de decoração com massas, açúcar e outros alimentos. Formado pelo Senac em gastronomia, o professor Francis Vitor atua em Macaé desde 1980. “Tenho habilidades de esculpir em madeira e pedra sabão e apliquei esta arte nos alimentos, que é minha área de trabalho. Venho ao longo dos anos aperfeiçoando minha técnica e é um prazer compartilhar com as pessoas minhas idéias e descobertas,” disse.
A secretária Executiva dos Direitos da Mulher, Vânia Deveza Gomes, entregou os certificados às alunas concluintes, ressaltando que agora elas estão aptas a seguir seus caminhos profissionalmente.
A Sedim foi criada pelo prefeito Riverton Mussi para atuar no enfrentamento da violência contra a mulher, como também na capacitação deste público objetivando a auto-suficiente no custeio das despesas familiar. “Atuamos no apoio às mulheres para que tenham seus direitos respeitados. Mas vamos além. Por determinação do prefeito Riverton, promovemos cursos para geração de renda, o que vem sendo a diferença para muitas pessoas”, disse Deveza.
O departamento de Políticas Públicas em Cidadania, Trabalho e Geração de Renda da Sedim começará o ano com a missão de dar seguimento aos cursos e ampliar a área de atuação, formando parceria com outros órgãos da municipalidade e iniciativa.
A Secretaria Executiva dos Direitos da Mulher é um órgão da secretaria Especial de Desenvolvimento Social e Humano e funciona na Rua da Igualdade, ao lado da 123ª Delegacia de Polícia, no bairro de Imbetiba.