O fim dos alagamentos como uma realidade. Nesta sexta-feira (28) a Prefeitura de Macaé entregou a Fase 1 do Centro de Controle de Operações Dr. Télio Barreto - elevatória e drenagem pluvial. No local estão instaladas as duas bombas adquiridas pelo governo municipal que ampliaram a capacidade de vazão das águas das chuvas de 4 mil para 11 mil litros por segundo. O projeto beneficiará moradores dos bairros Riviera Fluminense, Novo Horizonte, Jardim Mariana, Campo D´oeste, Praia Campista, Sol e Mar, Visconde de Araújo, Centro e Imbetiba.
Macaé tem o maior programa do estado em investimentos em drenagem. O trabalho que acontece em diferentes frentes foi ressaltado pelo prefeito pelo impacto direto na qualidade de vida da população, principalmente em períodos de chuvas fortes.
“Eu que vivenciei de perto o que é morar onde alaga me sinto muito feliz de poder estar hoje aqui entregando essa obra robusta e revolucionária. Além da compra das duas mega bombas, todo esse centro de operações foi remodelado, seguindo altos padrões de segurança e automação. São sensores e sistemas capazes de acompanhar o nível do rio e acionar automaticamente as bombas, operacionalizando o bombeamento da maior bacia da cidade, que passa por bairros como o Novo Horizonte, Campo D´oeste e Sol e Mar. Isso é garantir que a chuva deixe de ser um pesadelo para milhares de famílias, é fazer com que as pessoas vivam com mais dignidade e tranquilidade”, destacou o prefeito Welberth Rezende.
O prefeito também pontuou que o trabalho de drenagem no município acontece em diferentes frentes e que todas as bacias serão contempladas com intervenções. “Temos outros projetos em andamento e, em 2024, será inaugurada a Fase 2 deste centro, com a instalação de mais duas bombas, colocando um fim aos transtornos causados pelas chuvas”, assinalou Welberth.
O Centro de Operações é uma das 25 entregas que estão sendo realizadas pela Prefeitura na semana comemorativa ao aniversário da cidade, que no dia 29 de julho celebra 210 anos. A unidade é a primeira no Brasil a contar com modelo de tubulação todo em PAD - Polietileno de Alta Densidade, com vida útil mínima de 50 anos. Santiago Borges, secretário de Infraestrutura, falou sobre o marco deste projeto para Macaé.
“Estamos inaugurando um dispositivo muito importante. Além das duas bombas já deixamos tudo pronto para a colocação das outras duas que chegarão. Agradeço ao prefeito pela oportunidade de um servidor como eu, engenheiro há 20 anos, estar vivendo esse novo capítulo da história de Macaé”, concluiu.