logo

Prefeitura entrega títulos de propriedade no Bosque Azul

08/05/2008 13:29:05 - Jornalista: Simone Noronha

Aos 67 anos, o vendedor de frutas Antônio Francisco da Silva realizou, na noite desta quarta-feira (7), o que considera o maior sonho de sua vida. Ele recebeu da prefeitura e da Empresa Municipal de Habitação, Urbanização, Saneamento e Águas (Emhusa) o título de propriedade de sua casa, no Condomínio Cidadão Bosque Azul, na Ajuda. Junto com ele, outras 100 famílias receberam o documento de posse definitiva dos imóveis, entregues pelo prefeito Riverton Mussi e pelo vice-prefeito Carlos Augusto de Paula, o Carlão.

O Condomínio Cidadão é o primeiro projeto do Plano Municipal de Habitação, desenvolvido pela prefeitura, desde 2005, para atender a 307 famílias que, como seu Antônio, moravam em áreas de risco. Até o final deste ano, o município pretende entregar 2,5 mil casas populares financiadas para famílias de baixa renda, através do convênio de R$ 89 milhões feito entre o município e a Caixa Econômica Federal (CEF). Durante a entrega dos títulos, o prefeito lembrou de que este é o maior programa municipal de habitação do interior do estado.

- Muita gente não acreditou quando, em 2005, anunciamos mais um cadastro para casas populares. Desde a década de 70, o macaense estava cansado de entrar em filas e mais filas de cadastro para projetos municipais de habitação que nunca saíram do papel. Os poucos projetos que tivemos vieram todos do Governo do Estado. Hoje, a realidade é outra, e estamos conseguindo mudar a vida de muitas famílias. Sei que ainda há muito o que fazer, e estamos trabalhando para isso, disse Riverton.
O presidente da Emhusa, José Cabral da Silveira, lembrou que o Bosque Azul é considerado referência nacional em programas municipais de habitação. No ano passado, o projeto recebeu o prêmio de Selo Cidade Cidadã, no plenário da Câmara, em Brasília. “Concorremos com prefeituras de todo o país. É o reconhecimento de que a política municipal de habitação está no caminho certo”, disse Cabral. Com a entrega desta quarta-feira, 176 famílias já têm o documento. As outras 132 vão receber os títulos nos próximos meses.
O vice-prefeito Carlão comentou que a entrega dos títulos para os moradores do Condomínio Cidadão Bosque Azul representa a conquista de um sonho para centenas de chefes de família. “Hoje, todos aqui podem se orgulhar e dizer que tem uma casa digna, um porto seguro, em um condomínio fechado, com infra-estrutura e toda segurança. Tenho certeza que a vida destas famílias mudou, e para melhor”, disse Carlão. O vendedor de frutas Antônio confirmou o que disse o vice-prefeito.

- Posso dizer que hoje sou um homem realizado, pois tenho a minha casa própria. Graças à prefeitura, ficou para trás o tempo que eu e minha esposa morávamos de aluguel na Nova Malvinas, em uma casa que ficava praticamente dentro do mangue. Para mim, o condomínio é um verdadeiro paraíso, disse Antônio, emocionado.

Morando no condomínio com o marido e os dois filhos, Síntia Maria da Silva Menezes, 29 anos, também lembrou sem nenhuma saudade da época em que morava na Nova Holanda, em uma casa que sempre alagava em períodos de chuva. “Hoje, tenho a minha casa própria, uma segurança para o futuro dos meus filhos. Somos muito felizes aqui”, disse.

Representando as famílias, o funcionário público José Rubens Crisanto disse que agora, com o documento nas mãos, os moradores têm a garantia que o imóvel realmente lhes pertence. “Nesses quase dois anos que estou aqui com a minha família, posso dizer que a minha vida é outra. Já deixamos para trás o tempo em que morávamos na Ilha Leocádia, em uma casa sem água e sem luz”, afirmou.

Também participaram da entrega dos títulos secretários municipais, vereadores, o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas, José Edmundo, e o representante do Forte Marechal Hermes, capitão Conzedei.