A Prefeitura de Macaé, através da secretaria Especial de Infra-estrutura Urbana e secretaria Executiva de Obras (Semob), iniciou, em 26 de junho, as obras de revitalização da Linha Verde, quando foi interditada uma das pistas entre os trevos da Cidade Universitária e da Aroeira, liberando o tráfego em mão dupla no outro lado da pista. Como apresentava muitos problemas, a via não está sendo recuperada, mas reconstruída pelo município.
As intervenções fazem parte do pacote de obras de revitalização da via que, juntamente com as linhas Azul, Vermelha e outras, interligam várias áreas da cidade. Com orçamento de R$ 29 milhões, do pacote de obras da Linha Verde estão incluídas a abertura da Estrada do Tatu e a pavimentação da antiga Avenida Cancela Preta e de outras ruas e avenidas localizadas nas proximidades dessa avenida.
Ao iniciar as intervenções e com base em análises e sondagens do solo, a Semob concluiu que a Linha Verde teria que ser toda refeita, porque o material por baixo da pavimentação asfáltica não era aproveitável, o que causava grandes problemas na pista, com afundamento e alagamento em várias áreas.
- Tanto a base quanto a sub-base da via era de má qualidade. Estamos concluindo a retirada de toda pavimentação asfáltica e, na verdade, não vamos recuperar a Linha Verde e sim reconstruí-la – diz o secretário executivo de Obras, Tadeu Campos.
Segundo explica o secretário, na Linha Verde não foi colocado manilhamento adequado para efetuar a drenagem das águas pluviais e, por isso, a pista foi afundando, o solo amolecendo e o asfalto cedendo, causando poças d’água em vários pontos da via. O secretário diz ainda que, nas condições em que se encontra, restou à prefeitura refazer o trabalho, tratando o sub-leito, o leito, a sub-base e base, com colocação de manilhas de 40 milímetros para escoar as águas pluviais, compactar e colocar brita corrida antes do asfaltamento.
Visitando a Linha Verde no início do mês, o secretário especial de Infra-estrutura Urbana, Adrian Mussi, lembrou que estudos efetuados no local constataram que toda a pavimentação estava ruim e a prefeitura resolveu retirar o asfalto antigo e pavimentar novamente a pista, construindo a rede de drenagem e corrigindo o caimento da via.
- O controle de qualidade é fundamental. Estamos investindo para que a Linha Verde cumpra seu papel de escoar o tráfego de várias partes do município em direção à Cidade Universitária - inaugurada pelo prefeito Riverton Mussi na quarta-feira (11) - e à área onde estão sediadas muitas empresas offshore e cidades da Região dos Lagos – disse Adrian Mussi, na época.
Como ressalta o secretário Tadeu Campos, a drenagem era superficial e por isso a via alagava em vários trechos. O asfalto antigo tinha, no máximo, cinco centímetros de espessura, enquanto o ideal para uma pista como a Linha Verde, com tráfego intenso e por onde passam muitas carretas em direção às empresas do Parque de Tubos, é que o asfalto tenha pelo menos oito centímetros.
A Linha Verde receberá, além de meios-fios e nova pavimentação, recuperação das calçadas e ciclovia, redutores de velocidade, sinalização e revisão da iluminação. A Semob espera concluir as obras na pista interditada dentro de 30 a 45 dias, dependendo da situação do tempo. Assim que a pista for liberada para o tráfego, as obras serão iniciadas no outro lado.
A ciclovia, situada ao longo da pista margeando o Canal do Capote, será recuperada, pois é intensa a movimentação de bicicletas, levando de manhã centenas de trabalhadores da Aroeira e outros locais às empresas situadas no Novo Cavaleiros e trazendo os mesmos à tarde.
Construída há, aproximadamente, dez anos, pelo governo do Estado, as obras da Linha Verde começaram quando Marcello Alencar era governador e foram concluídas pelo ex-governador Garotinho.
A Linha Verde é uma das mais importantes vias do município por integrar a RJ-168, ligando Macaé à BR-101, aos Cavaleiros e localidades próximas e à Rodovia Amaral Peixoto, dando acesso aos municípios da Região dos Lagos, a Linha Verde é parte fundamental do arco viário do município e tem três ramais. Um deles leva ao Novo Cavaleiros, outro ao Bairro da Glória e outro à Aroeira.