Com a finalidade de promover a geração de trabalho e renda, a prefeitura de Macaé estuda a possibilidade de implantação de curso no Assentamento Maria Amália, localizado na Br 101, próximo ao trevo dos Quarenta. O secretário de Trabalho e Renda, Robério Fernandes, visitou o local nesta terça-feira (12) e conversou com representantes da localidade que faz parte do Assentamento Celso Daniel.
- O objetivo da prefeitura é levar os cursos de artesanato que já são realizados na sede no Assentamento Celso Daniel, para a comunidade do Assentamento Maria Amália, gerando assim mais uma fonte alternativa de trabalho e renda. O Maria Amália é uma extensão do Assentamento Celso Daniel, mas por ser distante, queremos trazer os cursos para a comunidade facilitando assim o acesso dos moradores, explica Robério Fernandes.
Periodicamente, a prefeitura por meio da secretaria de Trabalho e Renda (Semtre) em parceria com diversas entidades, realiza cursos no Assentamento Celso Daniel. Atualmente 35 pessoas realizam curso de artesanato com fibra de bananeira e bagaço de cana-de-açúcar. O curso tem 200 horas de carga horária com aulas uma vez por semana, o dia inteiro.
Nesta terça-feira, o secretário de Trabalho e Renda visitou a sede do Assentamento Maria Amália que está sendo reformada pelo Comitê de Entidades no Combate à Fome e pela Vida (COEP) criado em 1993, resultado do intenso movimento de mobilização da sociedade civil, liderado pelo sociólogo Herbert de Souza-Betinho, frente ao quadro de pobreza instalado no país.
Reunindo cerca de 700 entidades distribuídas em 27 comitês estaduais, incluindo organizações públicas e privadas o COEP constitui uma rede de mobilização social, que incentiva iniciativas de promoção do desenvolvimento humano e social.
- A intenção é aproveitar a sede para implantarmos os cursos aqui. Essa é mais uma ação do governo do prefeito Riverton Mussi, voltada para a geração alternativa de trabalho e renda. Com o curso, os moradores terão mais uma opção de trabalho, além da agricultura, para gerar mais recursos. Além de aprenderem uma técnica de artesanato, os participantes do curso também aprendem o conjunto de atividades que envolvem a economia solidária, promovendo a auto sustentabilidade do projeto, destacou o secretário.