Os secretários de Obras, José Tadeu Campos e de Transportes, Fernando Magalhães, se reuniram nesta sexta-feira (15), na sala de reuniões da Cooper Cameron, com representantes das empresas Varco, Frank´s International, Baker Hughes e da própria Cameron para discutir o acesso viário às empresas, localizadas às margens da Rodovia Amaral Peixoto (RJ 106).
Questões como transporte, segurança, sinaleiras, acessos de veículos pequenos e grandes e de pedestres foram abordados. Os representantes das empresas solicitaram que sejam realizadas intervenções para facilitar a chegada e saída de funcionários das empresas, de carro ou a pé, já que o fluxo de veículos na rodovia é intenso durante todo o dia.
De acordo com o secretário de Obras, será criada uma opção para quem vem de Macaé, sentido Rio das Ostras, e precisa acessar as empresas instaladas nas margens da RJ 106 como a Cooper Cameron, Petrobras, Transocean, Baker, Weathford e Frank’s. A Secretaria de Obras vai melhorar o acesso da rua lateral à pista, sentido Macaé-Rio das Ostras, com a realização de obras de drenagem, rede de águas pluviais, asfaltamento e sinalização.
Outra intervenção que ficou acertada será a criação de uma rotatória, para dar saída ao bairro Imboassica. A nova rotatória ficará localizada ao lado de onde serão feitas melhorias para o acesso às empresas, para que veículos de grande porte que saem das empresas não precisem transpor à pista principal, fazendo retorno com sinaleiras, sentido Macaé. A medida servirá para evitar acidentes que possam ocorrer devido uma baixa velocidade de caminhões, cruzando a pista de maior velocidade.
Campos explicou que também será criado um acesso de retorno de veículos de quem vem de Rio das Ostras, sentido Macaé, que poderá ser feito em frente a um posto de gasolina do local ou aproveitando o trevo que existe nas proximidades da Escola Técnica. “Isso fará com que os caminhões e outros veículos grandes façam o retorno, evitando que eles cruzem a pista de maior velocidade”, informou, destacando que no trevo será instalado um sinal.
Segundo o secretário de Obras, também está prevista a instalação, em alguns pontos, de abrigo para transporte coletivo. “Estamos criando alternativas de acesso para garantir mais segurança a quem trabalha nas empresas”, ressaltou Campos, acrescentando que o projeto para a realização dessas obras está pronto.
De imediato, ficou decidido que a Secretaria de Transportes irá instalar placas de sinalização e tachões de redução de velocidade. “No máximo em 30 dias vamos instalar os redutores de velocidades com a sinalização”, observou o secretário Fernando Magalhães, informando que uma equipe de engenharia de trânsito vai estudar os locais adequados para a instalação dos tachões.
O coordenador de Segurança do Trabalho e Meio Ambiente da Cooper Cameron, Paulo Kibel, afirmou que todas as reivindicações para a melhoria do acesso estão sendo feitas.