logo

Prefeitura faz abertura de rua na Ilha Colônia Leocádia

08/11/2006 15:17:41 - Jornalista: Catarina Brust

A prefeitura de Macaé realiza mais uma etapa para a recuperação da Ilha Colônia Leocádia. Nesta quarta-feira (08), diversos órgãos municipais iniciam a abertura de uma rua no local para facilitar o reflorestamento da área. A ação envolve as secretarias de Meio Ambiente (Semma), Obras (Semob), Comunicação Social (Secom) e Serviços Públicos (Semusp), além da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec) e da Guarda Municipal.

- Esse projeto é importante para devolver as características naturais da Ilha Colônia Leocádia. A prefeitura está cumprindo o Termo de Ajuste de Conduta (TAC) do Ministério Público Federal que determina a recuperação da área. Cerca de 40 moradias, que estavam na faixa ribeirinha do rio Macaé, foram derrubadas, e as famílias relocadas para as casas construídas pela prefeitura no Bosque Azul. Agora, iniciamos o trabalho de recuperação com a abertura dessa rua e a colocação de uma cerca no local para evitar futuras invasões -, declarou o subsecretário de Meio Ambiente, Carlos Renato Mariano.

A obra deve se estender até sexta-feira (10). Serão abertos 500 metros de estrada no trecho já existente, até a Linha Férrea. “Vamos abrir o percurso e ver qual o tipo de pavimentação mais adequado ao local. A prefeitura trabalha com duas máquinas retroescavadeiras, um trator esteira e três caminhões basculantes, para a retirada dos entulhos”, explicou o engenheiro da Semob, Sérgio Santos.

Essa ação prevê a recuperação de 50 metros da faixa marginal de um braço do rio Macaé, com espécies nativas de manguezais. “O projeto prevê a instalação de viveiro de mudas, com a utilização de mão-de-obra local, promovendo a participação da comunidade, onde as pessoas serão futuros guardiões dessas mudas”, observou o subsecretário de Meio Ambiente.

Além das 40 casas que foram demolidas, a prefeitura está em processo de negociação para a retirada de mais seis moradias. “A prefeitura está fazendo a recuperação do local como determina o TAC, mas sempre com a visão de não deixar ninguém desabrigado, realocando as famílias em outros locais”, declarou Carlos Renato.

O presidente da Associação de Moradores da Ilha Colônia Leocádia, Roberto Ramalho, também esteve no local durante a abertura da rua. “Para a comunidade a recuperação do local e a abertura da rua é muito conveniente”, disse.