“Macaé está vencendo os desafios e desenvolvendo um ótimo trabalho”. Foi com essas palavras que o secretário de Ordem Pública, Edmilson Jório, concluiu a reunião desta quinta-feira (10). O encontro reuniu o grupo de trabalho da prefeitura, responsável pelo desenvolvimento das ações de pacificação social, para fazer um balanço das ações de consolidação das Unidades de Polícia Pacificadora na Nova Holanda e Malvinas.
O processo de pacificação envolve, além da PM, os órgãos municipais, que estão trabalhando com ações planejadas para a aceitação do projeto. “Não entramos só com a força policial, entramos com serviço público, o que faz todo a diferença”, disse o secretário Edmilson Jório.
A Secretaria de Educação, por exemplo, está realizando campanhas de esclarecimento aos alunos a sobre a boa convivência, englobando assim a pacificação, nas escolas municipais dessas localidades.
“No desfile em comemoração aos 201 anos da Cidade de Macaé, vamos abordar o tema Cidade que sabe viver e conviver, promovendo, assim, uma cultura de paz, além de uma reflexão sobre a pacificação em nosso município”, explica a subsecretária de Educação na Saúde, Cultura e Esporte, Mônica Couto.
Já a Mobilidade Urbana irá sinalizar as ruas dos bairros pacificados, instalar abrigos de ônibus, implementar o projeto Educação de trânsito nas escolas, além da remover os carros abandonados na região.
A Coordenadoria de Igualdade Racial está com o projeto “Fala Jovem”, destinado aos alunos do 7º ano ao ensino médio do Ciep Darcy Ribeiro na Nova Holanda. A ação aborda assuntos que geram debates positivos, levando a cultura da paz e os valores da família.
A Defesa Civil vai instalar um núcleo na Nova Holanda, com objetivo de fazer o diagnóstico e o acompanhamento da situação de risco e preparar moradores da comunidade para serem voluntários em casos de urgência.
A Secretaria de Habitação informa que fará uma apresentação para a comunidade das Malvinas sobre o projeto de urbanização local.
A Fundação de Esporte e Turismo (Fesportur) já está desenvolvendo atividades para as crianças, como aulas de futsal e vôlei, na Nova Holanda e Nova Esperança. Já nas Malvinas, além do futsal e vôlei, as crianças também podem frequentar as aulas de futebol de campo.
Para o líder comunitário da Nova Holanda, Amarildo dos Santos, a comunidade está aceitando o processo de pacificação de uma forma transformadora.
O secretário de Ordem Pública anunciou que o grupo de trabalho da prefeitura vai receber uma equipe multidisciplinar do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE). Na ocasião, será feito um diagnóstico social da região pacificada com o objetivo de fazer um projeto para preparar a comunidade e os policiais para um convívio harmonioso. O trabalho será feito com moradores, escolas e policiais.