Foto: Rui Porto Filho
Serviço de limpa fossa continua nos bairros da cidade
A Prefeitura de Macaé está fazendo um diagnóstico nos bairros e distritos para garantir saneamento básico à população em todo o município. Quatro equipes com engenheiros e técnicos estão nas ruas diariamente acompanhando o trabalho do caminhão-fossa a fim de identificar a causa do problema do esgoto. O abastecimento de água na região serrana é outra prioridade da nova gestão e as obras de melhorias continuam sendo executadas, nesta segunda-feira (4), no Sana, e vão abranger também Córrego do Ouro, Trapiche e demais localidades da serra macaense.
As ações estruturantes não têm prazo para serem concluídas pela Empresa de Saneamento e Esgoto (Esane) devido à extensão territorial e demográfica do município. A prefeitura quer saber por que há tantos vazamentos e entupimentos de esgoto e só o serviço do limpa-fossa não é suficiente para resolver a questão. Por isto, a equipe técnica está nas ruas acompanhando de perto as demandas da população.
A determinação do prefeito Dr. Aluízio é investir em saneamento básico e preservação do ambiente e, para isto, todas as estações de tratamento de esgoto estarão funcionando com as redes ligadas. A primeira a entrar em operação é a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do Bairro Lagomar que está em fase de testes e já recebeu a licença ambiental. A unidade atenderá residências e estabelecimentos comerciais com preservação dos mananciais hídricos locais.
São seis mil metros quadrados de construção do sistema de tratamento, além do laboratório de análise de efluentes que será instalado. Com a ETE funcionando com o resultado esperado, que é a alta pureza do efluente, a prefeitura pretende, por exemplo, reutilizar a água tratada para regar jardins em áreas públicas, entre outras formas de reaproveitamento em benefício de todos.
As ações de esgotamento na cidade envolvem também as secretarias de Obras e Ambiente. Quem tiver solicitação sobre esgoto pode entrar em contato direto com a Esane pelo telefone: (22) 2759.5404, das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira.
Como funciona a ETE
Ao chegar à ETE, o esgoto passa por um tratamento primário para a retirada dos sólidos. Em seguida, é realizado o desenvolvimento das bactérias que tratam o esgoto. Após essa etapa, o efluente vai para o decantador, onde as impurezas são separadas. A partir daí, o efluente sai tratado, sendo encaminhado para uma vala de filtração e infiltração que faz o polimento da água.
A ETE Lagomar tem a tecnologia de tratamento secundário com reator anaeróbio e lodo ativado. A operação será por batelada e o descarte de lodo é feito por meio de adensador de lodo, centrífuga e prensa. O Lagomar, atualmente, conta com 55 mil metros de rede de esgoto.