Foto: Kaná Manhães/divulgação
Estrada que liga Serra da Cruz a Trapiche recebe obras ao longo de nove quilômetros
Só quem reside no interior, em local de difícil acesso com estrada de terra batida, sabe como é complicada a locomoção em épocas de chuva. Mas, na localidade de Serra da Cruz, na região serrana de Macaé, esse tipo de transtorno está ficando no passado, com a colocação de solo de brita, com 1.500 metros de material fresado e mil metros de bica corrida, em mais de nove quilômetros na estrada que liga o distrito do Trapiche àquela localidade. A Secretaria de Interior de Macaé é a responsável pela obra, que está agradando aos moradores.
O secretário da pasta, Delorme Ramos, coordena as ações para a melhoria do acesso à localidade e acredita que isso vai atrair cada vez mais pessoas à região.
- Fizemos essa obra na estrada utilizando materiais doados pela empresa responsável pelas obras da BR-101. Com o material que sobrou de outras obras da Prefeitura, a secretaria construiu uma pequena pracinha em Serra da Cruz. Foi um trabalho simples, rápido, sem desperdício, em um espaço que agora é ponto de encontro dos moradores, explica.
O casal Cléber Batista da Silva, 61 anos, e Marilda Rodrigues Batista, 60, comemora as melhorias e diz que é um anseio de muitos anos.
- Desde o ano passado a estrada veio melhorando muito. Com uma estrada, conseguimos mais ônibus, que agora passa três vezes por semana. De novembro a janeiro tivemos muita chuva e não tivemos problemas. Com a colocação do solo brita, então, melhorou ainda mais, explica Cléber.
A esposa, Marilda, que é atual presidente da Associação de Moradores, concorda com o marido, acrescentando que na comunidade há muitos idosos que são beneficiados com a obra.
- Em Serra da Cruz, contando a Fazenda São Miguel, Cotia, Redondo e outros lugares, são cerca de 300 famílias que necessitam muito dessa estrada boa. Ficamos esquecidos por muito tempo, mas agora tudo está melhorando, observa.
Junto com a família e com o apoio de toda a comunidade de Serra da Cruz e adjacências, Marilda ajuda a organizar, há 14 anos, o tradicional Festival do Aipim, que esse ano, deve acontecer entre os dias 20 e 22 de julho, em um espaço que foi desapropriado pela prefeitura. “A ideia é que, com a melhora da estrada, haja outras melhorias também, como a construção de uma área de lazer nesse terreno”, diz.
A comerciante Laís Paula Vilaça Martins, 33 anos, vive em Serra da Cruz há oito, e também se diz muito satisfeita com a estrada. “Já passamos muitas dificuldades com chuvas, e não dava para sairmos de casa. Também foi colocada uma manilha para escoar a água o que facilitou ainda mais para evitar cheias”, diz.