logo

Prefeitura faz melhorias na Piracema

26/06/2006 16:49:59 - Jornalista: Catarina Brust

A secretaria de Serviços Públicos de Macaé (Semusp), está realizando diversas melhorias na localidade de Piracema, próxima à Linha Azul. Manilhamento para escoamento de águas pluviais, instalação de quatro caixas de água comunitárias, construção de uma passarela para pedestres e abertura de nove ruas com pavimentação de brita corrida (pó de pedra com pedra brita) são os investimentos que o município está fazendo para melhorar a qualidade de vida dos moradores.

- Nunca pensei que fosse ver isso acontecer tão rápido. É um serviço de primeira, comemora Ismael Bento da Silva, 37 anos, que trabalha como autônomo na construção civil e mora no local há seis meses, com a esposa e a filha de 11 anos.

Antes da prefeitura iniciar as obras na Piracema, o acesso a localidade era difícil, pois não havia ruas, somente caminhos. Agora, as ruas estão sendo abertas e recebendo barro. Posteriormente será colocada brita corrida, mistura de pó de pedra e brita. As manilhas serão instaladas na rua São Lázaro para facilitar o escoamento da água de chuva.

A água de poço artesiano que os moradores utilizavam é ferruginosa e só servia para animais e vaso sanitário. Mesmo assim, a população usava essa água para consumo, por não ter outra alternativa. Serão instaladas quatro caixas d’águas, cada uma de cinco mil litros. A passarela que vai ser colocada também vai atender os moradores na travessia do canal Águas Maravilhosas.

- Vamos colocar a brita para evitar que os moradores convivam com a lama nas ruas quando chove. As caixas d’água também vão suprir a deficiência no abastecimento e evitar que a população, e principalmente as crianças, tenham que usar a água de poço que não é própria para consumo. A preocupação da prefeitura é fazer o atendimento prioritário à população mais carente, destaca Delorme Ramos, secretário de Serviços Públicos.

Um dos primeiros a se instalar na Piracema em 2000, foi Tetero, macaense de 51 anos, ex-pescador e hoje, agricultor. Figura conhecida por todos na localidade, Tetero, não admite ser chamado por outro nome. Ele reconhece que ainda faltam algumas melhorias, como um Posto de Saúde (os moradores utilizam o PSF da Nova Holanda), mas está alegre com as obras.

- Está excelente, o trabalho que está sendo feito é o melhor possível, ressalta Tetero, que planta coco, laranja, limão e hortaliças, no inverno, em seu terreno.

Bairro bom de se morar

Com mais de 15 mil habitantes, a localidade de Nova Esperança foi outro lugar do município que já recebeu melhorias da prefeitura, através da secretaria Municipal de Serviços Públicos. Sessenta ruas (cerca de 56 quilômetros) receberam terraplanagem e solo brita que beneficiaram cerca de seis mil residências, que acumulavam lama nas portas em época de chuvas. Seis caixas d’águas também foram instaladas na Nova Esperança para minimizar a deficiência no abastecimento.

- A prefeitura adquiriu também 35 metros de manilhas para fazer o escoamento de água num canal do bairro que estava colocando em risco as casas construídas ao lado, explicou Delorme Ramos.

O vice-presidente da Associação de Moradores de Nova Esperança, Alcimar Carvalho de Souza, 35 anos, mais conhecido como Cavalo, ressalta que, em breve, o bairro terá uma linha de van, ligando a localidade até o terminal Hospital. “Os alagamentos nas ruas acabaram”, diz.

O pintor, de 55 anos, Israelino de Oliveira, conta entusiasmado que pela primeira vez alguma coisa está sendo feita na localidade.

- Há oito anos moro aqui. Agora, a Nova Esperança está melhor e é um bairro bom de se morar, comemora.