Prefeitura faz obras de melhorias na Estrada da Boa Alegria

31/05/2007 17:20:45 - Jornalista: Maria Izabel Monteiro

As estradas da zona rural do município continuam recebendo a atenção da prefeitura de Macaé, através da secretaria do Interior, que iniciou o manilhamento dos nove quilômetros da estrada que liga a Boa Alegria ao distrito do Frade. Considerada uma via de integração por ligar várias localidades e importante para o escoamento de parte da produção agrícola e leiteira do município, a estrada em condições precárias. Segundo moradores, durante anos eles solicitavam da prefeitura as obras na estrada e elas acontecem agora, por determinação do prefeito Riverton Mussi.

A Estrada da Boa Alegria tem 21 quilômetros. São nove, do Frade à localidade, mais nove ligando a Boa Alegria à Bicuda e três quilômetros, da Boa Alegria ao Sana. Há cerca de um mês, a secretaria do Interior iniciou a recuperação do trecho entre o Frade e a Boa Alegria. Em seguida, será recuperado o trajeto que liga a localidade ao Sana e, depois, numa segunda fase, serão iniciadas as obras de recuperação do percurso até à Bicuda.

No povoado da Boa alegria vivem quase 70 famílias e ao longo da estrada há, aproximadamente, 50 propriedades rurais. Por seus atrativos naturais, que aliam o verde da Mata Atlântica e as cachoeiras à tranqüilidade local, a região recebe visitantes nos finais de semana. Nessas ocasiões, o número de moradores aumenta porque os proprietários que vivem na sede do município sobem a serra para curtir a região e descansar.

Segundo explicou o secretário do interior, Eduardo Jardim, a prefeitura atende com as obras na estrada às reivindicações da comunidade. Ele acrescentou que a obra emprega mão-de-obra local e deverá estar concluída nos próximos meses, se o tempo permanecer bom na região.

Inicialmente, as laterais da estrada foram roçadas e limpas. Depois foi feito um trabalho de retirada de mato e pedras que obstruíam seu leito e foi colocado o saibro, melhorando as condições de tráfego. Agora, a prefeitura faz o manilhamento da via.

A secretaria do Interior disponibilizou, nessa fase, 11 servidores, uma retro-escavadeira, dois caminhões basculante. No trecho de nove quilômetros serão colocadas manilhas de 40 e 60 milímetros e de um metro de diâmetro para escoamento de águas pluviais. As manilhas já estão nos locais para serem colocadas.

O administrador regional do Frade, Allan Santos de Souza, acompanhando o secretário do Interior, Eduardo Jardim, em vistoria às obras nesta quinta-feira (31), disse que a secretaria efetuou estudos técnicos para detectar os pontos de saída de águas pluviais, que causam problemas em época de chuvas fortes, detectando 30 pontos de saída.

- Nesses 30 pontos serão empregadas as manilhas de 40, 60 e um metro de diâmetro. Serão colocadas 80 manilhas de cada diâmetro, totalizando 240 manilhas ao longo dos nove quilômetros – explicou o administrador.

O secretário do Interior disse que, após o manilhamento, toda estrada receberá solo brita.

- Além do manilhamento, que é uma técnica que deve ser utilizada nas estradas da região, pois sem a retirada das águas pluviais não temos êxito na recuperação das mesmas, o solo brita vai melhorar ainda mais as condições da via – concluiu.