A Prefeitura de Macaé, através da secretaria de Ciência e Tecnologia, firmou parceria com o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), para a capacitação dos servidores da secretaria em Linux. O acordo foi firmado em visita feita por representantes da instituição à Macaé este mês, e as aulas deverão iniciar na próxima semana.
De acordo com Guto Garcia, secretário de Ciência e Tecnologia, o contato com o SERPRO foi feito através da Câmara Permanente de Gestão (CPG). “Ao ficarem sabendo do nosso programa de inclusão digital, eles se mostraram muito interessados em nos conhecer. Após a visita, se prontificaram a nos ajudar, com o oferecimento de cursos de capacitação e doação de equipamentos”, disse.
Serão oferecidos os cursos de Sensibilização para o uso de Software livre, Introdução ao GNU/Linux e, após, Administração de Redes e Servidores Linux. Para os servidores que concluírem o curso, será fornecida certificação do SERPRO. “
De acordo com Carlos Henrique Machado Pinto, coordenador regional do projeto de Inclusão Digital do Serpro, é de extrema importância para o Governo Federal a sensibilização das pessoas no uso de Software livre. “Além de representar economia na instalação dos telecentros, uma vez que não é necessária a compra de licenças, o Governo entende que o uso desses softwares livres está no centro da inclusão digital, facilitando o acesso das populações de baixa renda às ferramentas gratuitas”.
Para o servidor Bruno de Souza Freitas, de 28 anos, que trabalha no setor de desenvolvimento de sistemas da secretaria de Ciência e Tecnologia, parcerias como essa são de grande importância para o servidor. “Esse curso irá trazer novos conhecimentos para o desenvolvimento do trabalho, principalmente na área de informática, tão nova no setor público”, disse. “Com certeza vai acrescentar mais conhecimentos em software livre e Linux, muito importantes para nossa profissão”, completou o servidor Leandro Alves da Silva, de 26 anos, também do setor de desenvolvimento de sistemas.