A prefeitura de Macaé está firmando parceria com a Unesco, entidade da Organização das Nações Unidas para a Educação, e com a multinacional Odebrecht para, a partir do início do próximo ano letivo, implantar o projeto “Escola em Ação”, já desenvolvido em cerca de 500 escolas em todo o país. Nesta quarta-feira (06), foi realizada uma reunião entre representantes da Unesco, da Odebrecht e de várias secretarias envolvidas no projeto.
Inicialmente, o projeto será levado ao Colégio Municipal Engenho da Praia e ao Ciep Municipalizado Oscar Cordeiro, no Parque Aeroporto. O “Escola em Ação” tem como principal objetivo integrar a comunidade às escolas, que serão abertas também nos finais de semana para atividades de cidadania, como música, dança, teatro e cultura em geral. “A primeira etapa será de seis meses. A partir daí, vamos implantar o projeto em outras escolas”, explicou a secretária de Educação, Milmar Pinheiro.
De acordo com o coordenador do escritório da Unesco no Estado do Rio, Pedro Lessa, o principal objetivo do projeto é ajudar na construção da cidadania em bairros carentes, colaborando com o combate à violência,
afastando os jovens das drogas e trabalhando a sua auto-estima. “O projeto é uma referência internacional e, desde o ano passado, foi adotado pelo Governo Federal como política pública nacional de educação”, comentou.
- Esta reunião serviu para acertarmos os detalhes finais do projeto que, com certeza, será um grande sucesso”,comentou o gerente da base da construtora Odebrecht, Herculano Rosa. Também participaram da reunião o secretário de Trabalho e Renda, Claudio Bogado, o assessor especial da Secretaria de Comunicação, Décio Braga, e o subsecretário de Esporte e Lazer, Valter Bittencourt.