Foto: Maurício Porão
Os formandos Evelyn Queiroz Nascimento e Benedito Mauro de Oliveira representaram cerca de 800 alunos que receberam os certificados, na noite desta quinta-feira (21), dos 20 cursos oferecidos pelo Centro de Educação Tecnológica e Profissional (Cetep), da Secretaria de Trabalho e Renda. Ela, Auxiliar de Departamento Pessoal e Recursos Humanos. Ele, Pintura Industrial. As escolhas foram diferentes, mas o resultado é um só: melhores chances no mercado de trabalho. Esta é expectativa de todos os alunos, que estavam na cerimônia, realizada no Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho (Macaé Centro).
Qualificação profissional, inserção no mercado de trabalho e geração de renda foram algumas propostas apresentadas pelo governo municipal durante o evento. O prefeito Dr. Aluízio destacou a importância do trabalho para o resgate da dignidade. “Não existe dignidade sem o trabalho. A sorte se conquista com ele, pois somente com a independência transformamos a nossa vida e de outras pessoas. O trabalho diminui a violência, além de gerar força e coragem. E o poder público faz o justo para Macaé, quando proporciona a qualificação profissional e o desenvolvimento social e, assim, aumenta a empregabilidade da mão de obra local”, frisou.
Os formandos são, em sua maioria, de comunidades que passam por processo de pacificação e, por meio de ações conjuntas entre os poderes Executivo e Judiciário, recebem atenção especial da Prefeitura de Macaé. O pintor Adivan Santos de Oliveira, 38 anos, já participa do seu terceiro curso no Cetep. Nesta formatura, conquistou o certificado de soldador. O formando, que atualmente trabalha como pintor, também cursou Montador de Andaime e Homem de Área. “Quero ter condições de conquistar uma vaga no mercado e crescer profissionalmente na área offshore. Com isso, pretendo melhorar a qualidade de vida da minha família”, disse Adivan, casado com dois filhos, morador há dois anos de Macaé.
Os cursos, que têm duração média de três meses, com 180 horas entre teoria e prática, foram selecionados com base nos cadastros da Secretaria de Trabalho e Renda referentes às vagas oferecidas pelo mercado de trabalho do município. A prefeitura realiza ainda o encaminhamento dos formandos às empresas de Macaé. O percentual de inserção dos alunos do Cetep no mercado de trabalho é, em média, de 60%, podendo chegar a 90% de acordo com a área, como, por exemplo, a de gestão e a da indústria.
“A gestão municipal implementou esse novo formato para o Cetep, que traz um resultado concreto. Temos, por exemplo, 100% dos caldeireiros empregados. Éramos importadores e hoje já temos trabalhadores do bairro Nova Holanda que atuam na Angola”, ressaltou o vice-prefeito Danilo Funke.
O secretário de Trabalho e Renda, Alexandre Fernandes, afirmou que a meta do governo é a inserção desses alunos no mercado de trabalho. Para isso, a prefeitura estabeleceu parcerias com diversas empresas que atuam em Macaé. “O objetivo é que esses alunos possam conquistar uma vaga”, disse.
Os cursos oferecidos em 48 turmas foram: Artesanatos em Escamas, Artesanatos em Retalhos, Assistente de Administração de Materiais, Logística e Almoxarifado, Auxiliar de Departamento Pessoal e Recursos Humanos, Auxiliar de Serviços Gerais para Indústria, Cabeleireiro, Corte e Costura, Designer Gráfico, Esculturas em Biscuit, Espanhol, Homem de Área, Inglês, Manicure, Maquiagem, Montador de Andaimes, Operador de Computador, Operador de Empilhadeira, Pintura Industrial, Recepcionista e Telefonista com Ênfase no Atendimento e Soldador. A partir de dezembro e também em janeiro de 2014, serão abertas inscrições para novos cursos.
O diretor do Cetep, Lenilson Guimarães, afirmou que os cursos buscam qualificar os profissionais e também gerar o desenvolvimento social. Estamos todos unidos para uma gestão com visão social, ou seja, preocupados em formar e empregar. “Implantamos um sistema de mensagens para os celulares de novos e antigos alunos. Eles receberão todas as oportunidades do mercado de trabalho em seus números. A iniciativa visa melhorar a comunicação entre instituição e alunos”, explicou Lenilson.
O coordenador geral do Cetep, Jovenito Carvalho, recebeu, durante a cerimônia, o prêmio “Você Faz a Diferença”, uma iniciativa para homenagear cidadãos que se destacaram em diversas áreas, entre elas a educação representada pelo profissional.
A cerimônia contou com a presença do secretário de Ordem Pública, Edmilson Jório, do presidente do Fundo Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social (Fumdec), Vandré Guimarães, da Fundação Educacional de Macaé (Funemac), Alexandre Azevedo, do subsecretário de Indústria e Comércio, Rodrigo Romero, do gerente de programa da Câmara Permanente de Gestão (CPG), Artur Campos de Souza, da coordenadora do Espaço Mulher, Patrícia Marins, que representou a secretária de Desenvolvimento Social, Ivânia Ribeiro, do vereador Marcel Silvano.
Mais formandos
A próxima formatura, no dia 18 de dezembro, será dos alunos das localidades que passam por processo de pacificação. O Cetep implantou este ano cursos de Caldeiraria, Operador de Computador e Inglês na comunidade de Nova Holanda e de Caldeiraria e Manicure, no Lagomar, que atendem também moradores das Malvinas.
No bairro Nova Holanda, foram abertas turmas com trinta vagas. Dezoito alunos já concluíram o curso de Caldeiraria. Desses, treze já estão empregados. Já no Lagomar, quatro turmas estão em andamento: duas de manicure, com vinte alunos cada, e duas de caldeiraria, com quarenta alunos por turma. Todos esses cursos terminam no dia 13 de dezembro.