Foto: Bruno Campos
Curso trabalha fomento de iniciativas sociais e sustentáveis
Considerado um projeto pioneiro no Brasil, pelo envolvimento de oito Conselhos Municipais, Agenda 21, convidados e representantes de secretarias municipais, o “Curso básico para capacitação de conselheiros municipais” foi finalizado, nesta quarta-feira (6), com a cerimônia de formatura. Realizada no Paço Municipal, a entrega de certificados foi marcada pelo reconhecimento da importância do curso para o aprimoramento dos conselheiros e na integração entre os conselhos.
- Foi muito importante para o conhecimento. Digo até que foi essencial. Assim podemos atuar com mais conhecimento de causa. Foi importante para termos mais informações das leis. Esperamos que tenham outros – disse Dirant Ferraz, do Conselho de Saúde e do Orçamento Participativo.
Foram 44 horas de curso divididos em cinco módulos, com palestras, dinâmicas, aulas de campo, entre outros. Cerca de 25 conselheiros participaram da capacitação, que foi direcionada a membros de diversos colegiados, principalmente os Conselhos de Direitos. Participaram ainda do curso representantes dos conselhos da Pessoa com Deficiência, Assistência Social, Criança e Adolescente, Idoso, Mulher, Meio Ambiente, Cidades, além de representantes da Câmara Municipal, do Conselho Tutelar e Fórum Permanente da Agenda 21.
- Entre os objetivos do curso constam apoiar no processo de capacitação dos envolvidos e apresentar a história e geografia de Macaé. Além disso, outra finalidade é fomentar iniciativas sociais e sustentáveis, com a apresentação de onze projetos que possam ser executados – explicou o coordenador do curso, Paulo Sérgio Barcellos.
O curso foi desenvolvido pela prefeitura, por meio da Agenda 21/Secretaria de Ambiente, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos e Agência de Trabalho, Educação Profissional e Renda (Agetrab)/Centro de Educação Tecnológica e Profissional (Cetep), com apoio do Legislativo, Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Movimento Amigos da AFA e outros parceiros.
A secretária de Educação, Marilena Garcia, foi patrona do Conselho do Idoso. "Esse é um ato cidadão. Restam alguns caminhos para a humanidade e um deles é o aumento da participação do cidadão que está cada vez mais buscando conhecimento, inovando e se qualificando", disse a secretária.
A presidente do Conselho de Igualdade Racial e vice-presidente de Preservação e Promoção de Igualdade Cultural e Racial do Município (CPPIR), Zoraya Braz, também participou do curso de capacitação.
- Saio do curso muito diferente. Tive a oportunidade de conhecer melhor a geografia de Macaé – pontuou.
Também participaram da cerimônia de formatura a secretária Adjunta de Gestão Estratégica, Gisele Muniz; secretária de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Nilmara Valadares; o secretário e o subsecretário de Ambiente, Gerson Martins e Henrique Abrahão Charles; representantes do Cetep, entre outros.