A Empresa Municipal de Habitação, Urbanismo, Saneamento e Águas (Emhusa), órgão da prefeitura de Macaé, está abastecendo as 307 casas populares do Bosque Azul, no Condomínio Cidadão, com 150 mil litros de água por dia, desde quinta-feira (13). Para cada residência, são disponibilizados 500 litros de água.
De acordo com o presidente da Emhusa, José Cabral da Silveira, a água é tratada e vem de caminhão-pipa da Estação de Tratamento de Água (ETA) do Trapiche. “A ETA do Trapiche abastece as residências locais e o excedente é disponibilizado a partir desta semana, em situação de emergência, para as famílias do Bosque Azul”, informou.
Cabral destacou que o abastecimento no Bosque Azul capta todo o excedente da ETA-Trapiche, inviabilizando o abastecimento em outros locais. “Estamos garantindo água de qualidade para os moradores do Bosque Azul porque o nosso projeto de habitação popular envolve toda uma rede de proteção social para a família”, disse.
O problema de falta d’água em Macaé está sendo discutido entre o prefeito Riverton Mussi e o presidente da Companhia de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro (CEDAE), Wagner Victer. Riverton também solicitou ao governador Sérgio Cabral agilidade para a resolução do problema e disponibilizou o governo municipal para ajudar no que for legalmente possível para sanar a situação.
Os dois primeiros blocos do Condomínio Cidadão reúnem 307 casas populares, construídas em uma área de 150 mil metros quadrados no Bosque Azul, onde em terrenos em anexo são construídas mais unidades habitacionais. Os beneficiados são famílias cadastradas pela Emhusa que viviam em áreas de risco e em Áreas de Preservação Ambiental (APA).
A prefeitura construiu as redes de água pluvial e de esgoto, asfaltou as ruas do condomínio, implantou a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), construiu o muro e as portarias. Além disso, o Condomínio Cidadão é um dos primeiros do estado de cunho popular que tem gás canalizado.
Quatro ruas principais e 35 vias transversais compõem o cenário das casas populares. São 200 residências de um quarto, cem de dois quartos e sete totalmente adaptadas para portadores de necessidades especiais. Todas podem ser ampliadas porque foram construídas em sistema modular.