logo

Prefeitura fortalece parceria com Polícia Civil

02/02/2021 18:37:00 - Jornalista: Janira Braga

Foto: Bruno Campos

Reunião definiu criação de sala apenas com peritas mulheres para atender mulheres e crianças vítimas de violência sexual

O prefeito Welberth Rezende se reuniu nesta terça-feira (2), no gabinete, com a assessora técnica especial da Secretaria de Polícia Civil, Denise Rivera, que veio a Macaé representando o secretário da Polícia Civil, Alan Turnowski. No encontro ficou definida a implantação em Macaé da Sala Lilás, com ambiente humanizado para a mulher e a criança vítimas de violência sexual, encaminhadas para o Posto Regional de Polícia Técnica Científica.

"A reunião foi uma oportunidade para fecharmos a parceria para o atendimento humanizado à mulher e à criança vítima de violência, a Sala Lilás, com médicas mulheres e outras profissionais mulheres", destacou o prefeito.

Denise Rivera explicou que hoje a Polícia Civil não dispõe de peritos legistas necessários para fazer o atendimento humanizado à mulher. "É uma parceria entre Tribunal de Justiça, Polícia Civil e prefeitura. Haverá a disponibilização de médicas, assistentes sociais e psicólogas. O trabalho em conjunto é importante para a prefeitura e para o Estado", definiu a especialista.

No posto de Polícia Técnica funcionam o Instituto de Criminalística Carlos Éboli, que realiza exames periciais, visando analisar os vestígios relacionados com as investigações, promovendo a coleta e exames periciais vinculados aos procedimentos criminais, e o Instituto Médico Legal (IML), que trabalha com necropsia e exames em seres humanos para estabelecer as causas e as consequências dos danos físicos e mentais produzidos pelas ações ou omissões criminosas.

O Coordenador Regional do Norte e Noroeste Fluminense dos Postos de Polícia Técnica, Carlos Frederico Ozório, que também participou da reunião, informou que a unidade em Macaé realiza 800 necropsias por ano, quatro mil exames de corpo delito anuais com, hoje, quatro legistas. "O papel da Sala Lilás é que a mulher se sinta em um ambiente de acolhimento e humanização", comentou Ozório. O posto regional atende, além de Macaé, os municípios de Rio das Ostras, Casimiro de Abreu, Quissamã, Carapebus e Conceição de Macabu.

Clique aqui para assistir ao vídeo.


Fotos Relacionadas