logo

Prefeitura fortalece relação com Onip

19/09/2006 18:02:27 - Jornalista: Janira Braga

O prefeito Riverton Mussi e o secretário de Indústria e Comércio, Alexandre Gurgel, se reuniram nesta terça-feira (19), no gabinete, com o diretor geral da Organização Nacional da Indústria do Petróleo (Onip), Eloi Fernández y Fernández e com o superintendente da Onip e diretor do Instituto Brasileiro do Petróleo (IBP), Alfredo Renault. No encontro, foram discutidos o atual cenário do petróleo brasileiro, os problemas da indústria petrolífera e como eles podem ser tratados no município com o suporte das parcerias já desenvolvidas.

Durante a reunião, foi renovado o convênio da prefeitura com a Onip, que visa deixar Macaé alinhada a ações voltadas para o desenvolvimento sustentável.“Um dos grandes parceiros do município é a Onip. O governo municipal está inteirado nas questões do petróleo, não só no âmbito municipal, mas na nossa região, no estado e no contexto nacional. É uma preocupação constante como funciona o movimento político da transferência de royalty, algumas mudanças que possam acontecer no Congresso que venham impactar de forma negativa ou positiva ao nosso município e região e a Onip é parceria nesta discussão”, destacou o secretário de Indústria e Comércio.

Segundo o prefeito, a atuação do município frente ao setor de petróleo e gás é sempre pautada nas questões nacionais do arranjo produtivo da atividade. “O Brasil tem a sua sustentabilidade econômica ancorada no petróleo e gás e nós, enquanto representantes do Executivo, estamos atentos em como acontecem as mudanças no Legislativo, Executivo e Judiciário nos âmbitos municipal, estadual e federal. A Organização dos Municípios Produtores de Petróleo, a Ompetro, atua na defesa dos municípios produtores e estamos trabalhando para formatar a Conpetro, um movimento nacional nas discussões para o setor do petróleo”, disse.

O diretor geral da Onip, Eloi Fernández y Fernández, afirmou que o convênio de cooperação da organização com a prefeitura de Macaé permite a realização de ações que alavanquem todo o setor de bens e serviços na cidade voltados para o petróleo. “Macaé é a Meca do petróleo brasileiro e temos que desenvolver novas ações vislumbrando resultados de curto, médio e longo prazo”, frisou Eloi.

Para o superintendente da Onip e diretor do IBP, Alfredo Renault, a Onip e o IBP, em parceria com a prefeitura, buscam fortalecer as empresas de Macaé tentando gerar tributos e empregos no município. “Desenvolvemos dois focos: abertura de novos mercados para essas empresas e, em parceria com a Petrobras, o aumento das compras no município, não só da Petrobras, mas de empresas que detêm grandes contratos com ela”, disse.

Renault lembrou que o IBP organiza feiras do setor do petróleo e gás em Macaé – a Brasil Offshore e a Protection Offshore - que consolidam a posição da cidade no setor. “Além disso, a prefeitura, junto com o IBP, participa de feiras internacionais com o objetivo de atrair novas empresas para Macaé”, comentou.