Foto: Arquivo
Mobilização é intensa para garantir toda a estrutura para os dias de folia
Para garantir conforto, segurança, mobilidade e saúde aos foliões, a Prefeitura de Macaé irá disponibilizar diversos serviços na Cidade do Samba, localizada na Linha Verde e, ainda, nos distritos da região serrana. A programação começa no próximo sábado (14) e termina na segunda-feira (16). O objetivo é oferecer aos moradores e visitantes uma festa alegre e com proteção. O evento é promovido pela Fundação Municipal de Esporte e Turismo (Fesportur), em parceria com a Liga Independente das Entidades Carnavalescas de Macaé (Liecam), com o apoio de diversos órgãos da gestão municipal.
A Secretaria de Ordem Pública terá um efetivo de cem guardas municipais e ambientais que irão atuar, diariamente, na Cidade do Samba, Cavaleiros, Praça Veríssimo de Melo e, também, nas unidades de saúde com atendimento emergencial. Além disso, na serra, os guardas ambientais realizarão um trabalho de orientação aos visitantes das cachoeiras de Bicuda, Glicério e Sana.
Durante todos os dias de Carnaval, a secretaria de Mobilidade Urbana contará com 35 agentes de trânsito. A ideia é garantir a livre circulação, segurança viária e orientação aos pedestres que comparecerem aos locais onde estarão sendo realizados os eventos. Serão utilizados viaturas, motocicletas, caminhão reboque e equipamentos de sinalização (bloqueios físicos). Já com relação ao transporte, serão quatro fiscais atuando por noite. Além dos ônibus em escala regular, mais coletivos estarão disponíveis no esquema de reforço para atender a ida e a volta do público aos locais das festividades.
Os trabalhos de prevenção da coordenadoria de Defesa Civil já começaram e permanecerão durante a festa. Depois de realizar rondas de atendimento nos barracões da Cidade do Samba, que busca orientar sobre os materiais inflamáveis utilizados na confecção de fantasias e carros alegóricos, 12 agentes estarão, todos os dias, nesse ponto da folia e, em outros, em caso de necessidade. Eles realizarão trabalhos de prevenção e vistorias nos palcos. Também haverá três agentes nas cachoeiras.
Já a secretaria de Saúde estará com várias equipes de plantão na Cidade do Samba e na região serrana. As unidades irão receber reforço, além de ambulâncias para ampliar e agilizar o atendimento de urgência e emergência à população. No primeiro ponto, serão dois postos médicos e duas ambulâncias, com equipe formada por médico, enfermeiro, técnico de enfermagem, maqueiro e motorista. Estarão disponíveis, ainda, o Hospital Público Municipal (HPM), Pronto Socorro Municipal de Imbetiba e Parque Aeroporto, Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) da Barra e Lagomar. Na serra, o atendimento terá ambulâncias, que serão referenciadas para as unidades mais próximas do evento e os casos mais delicados para o Hospital da Serra, localizado no distrito do Trapiche.
A equipe da secretaria de Limpeza Pública tem 360 pessoas para varrição, remoção de lixo e, em alguns locais, lavagem. Os trabalhos acontecerão na Cidade do Samba, Praça Veríssimo de Melo e região serrana. Para a folia, diariamente, haverá cinco compactadores de lixo e, na serra, quatro caminhões basculantes, dois caminhões pipa, além de 11 veículos de apoio. Durante o período noturno, na passarela do samba, entre 18h e 5h, haverá uma equipe de 32 profissionais e cinco veículos.
Para coibir a ação de ambulantes não cadastrados, a coordenadoria de Fiscalização de Posturas realizará plantões diários na Cidade do Samba, Imbetiba, Cavaleiros e outros pontos itinerantes. No total, serão 10 fiscais. Para todo o município, o órgão tem cerca de 500 ambulantes cadastrados.