Foto: Maurício Porão
Proposta da prefeitura é atrair cursos de qualificação profissional que irão preparar os profissionais para o mercado de trabalho.
Para identificar as necessidades de mão de obra atual e dos próximos anos, a Secretaria de Trabalho e Renda realizou na noite desta terça-feira (18), o Encontro Municipal sobre Qualificação Profissional. O evento marcou a primeira etapa da pesquisa que está sendo aplicada pela Câmara Permanente de Gestão (CPG), por meio do Programa Macaé Cidadão.
O encontro, que aconteceu no auditório da Associação Comercial e Industrial de Macaé (Acim), contou com a presença do vice-prefeito, Danilo Funke, e de representantes de instituições de qualificação profissional e de empresas com sede no município. Na ocasião, os convidados responderam questionário que apontará os direcionamentos que o governo deve adotar para acompanhar o crescimento da indústria do petróleo e outros segmentos do mercado de trabalho.
De acordo com o secretário de Trabalho e Renda, Alexandre Fernandes, o objetivo do encontro foi discutir as tendências do setor. “A demanda de vagas de emprego em Macaé é cada vez mais crescente, porém, falta mão de obra qualificada para atender desde o pequeno comércio até as grandes empresas. Com isso, o processo migratório também aumenta e, desta forma, dificulta a mobilidade, a educação, a saúde e outros. Portanto, a ideia é construirmos juntos as ações que irão minimizar esses impactos”, explicou Alexandre.
O secretário de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, Lincoln Weinhardt, afirmou que Macaé é o centro da indústria do petróleo e para os próximos sete anos a expectativa é que a demanda de mão de obra qualificada seja ainda maior. “Precisamos nos estruturar para acompanhar esse desenvolvimento, pois as empresas já demonstram seu plano de expansão”, ressaltou Lincoln.
A proposta da prefeitura é atrair cursos de qualificação profissional que irão preparar os profissionais para o mercado de trabalho. Com o Programa Macaé Cidadão, a CPG pretende intensificar as pesquisas com o objetivo de ampliar o banco de dados do governo e, assim, facilitar o planejamento futuro.
Também participaram do encontro, representantes do Fundo Municipal de Desenvolvimento Econômico (Fumdec), Fundação Educacional de Macaé (Funemac), Instituto Macaé de Metrologia e Tecnologia (IMMT) e secretaria de Agroeconomia.