A Secretaria Executiva de Inovação, Ciência e Tecnologia (Seictec), por meio do Centro de Processamentos de Dados (CPD), está desenvolvendo sistemas de informação em toda Prefeitura de Macaé. Analistas e programadores de todas as secretarias agora fazem parte de uma única equipe de criação e implementação dos sistemas como o Help Desk e o Banco de Dados Social, que estão em fase de conclusão.
As coordenadorias de desenvolvimento e inovação; de redes e de infra-estrutura, possuem cerca de 20 profissionais na área de tecnologia da informação que estão trabalhando em conjunto com o objetivo de atender as necessidades de todas as secretarias da Prefeitura.
- A iniciativa de integrar os profissionais da área foi ótima porque estamos padronizando, definindo as funções, as metas, os procedimentos e as tecnologias a fim de garantir a otimização do nosso serviço, atendendo bem as secretarias e os cidadãos macaenses - explicou o analista Eduardo Azevedo.
O Banco de Dados Social foi uma solicitação da Secretaria Especial de Desenvolvimento Social e Humano. Segundo o coordenador de desenvolvimento e inovação, Waldir Matos, o projeto do banco consiste em realizar um cadastro único dos beneficiados pelos mais de 70 programas sociais oferecidos pelo município objetivando um controle maior dos dados e o aperfeiçoamento dos serviços prestados à população buscando um alto nível de eficiência, possibilitando uma melhor prestação de contas dos projetos e ações desenvolvidas pela Prefeitura. "O sistema de informática de cada secretaria vai ser capaz de aproveitar os dados desse banco", disse.
Além dos sistemas em fase de conclusão, já existem outros sistemas implantados como o do Centro de Atendimento aos Portadores Oncológicos (CAPO); o sistema para o programa de Transporte Social Universitário (TSU), o cadastramento e recadastramento imobiliário do município (DORCAM) e o sistema de controle dos contenciosos da Procuradoria Municipal. "Agora estamos concluindo o Banco de Dados Social, o Help Desk, um sistema para controle do atendimento da assistência social e um outro sistema que será a agenda eletrônica do cerimonial", informou Waldir Matos.
Com o Banco de Dados Social, a Prefeitura vai ser capaz, por exemplo, de monitorar em quantos programas uma determinada pessoa é atendida, entre outras informações. A idéia surgiu da necessidade da construção de uma ferramenta digital capaz de cadastrar, controlar e gerenciar as informações dos atendidos nos projetos sociais. De acordo com o secretário Executivo de Inovação, Ciência e Tecnologia, Guto Garcia, ao invés de terceirizar esse tipo de serviço, é econômico para a Prefeitura implantar e manter essa equipe de analistas e programadores desenvolvendo sistemas e dando suporte técnico.
Help Desk - "O Help Desk é um processo que centraliza e registra os serviços prestados pela Seictec aos usuários das diversas secretarias e fundações, fazendo a triagem e solucionando os problemas referentes à tecnologia da informação. Este apoio técnico se inicia por telefone e acesso remoto e é concluído com a resolução do problema", definiu Marcos Lemos. "Dois técnicos vão ficar a disposição para fazer a triagem dos problemas que forem solicitados ao Help Desk", destacou Waldir.