A prefeitura, através da Fundação de Esporte de Macaé (Fesporte) e com apoio do projeto Art Luz, da Fundação Macaé de Cultura (FMC), inaugurou nesta quarta-feira (16), o Centro de Artes Marciais na Malvinas. O espaço faz parte do projeto Macaé Jiu Jitsu, e vai funcionar na Escola Municipal Eraldo Mussi, para atender cerca de 100 estudantes, que poderão praticar aulas de jiu jitsu. Posteriormente o projeto será estendido à outras modalidades, como o karatê, e através do Art Luz, o balé.
- A intenção é levar a prática esportiva às comunidades mais carentes que não têm acesso a essas atividades. Além de promovermos o desenvolvimento de novos atletas que poderão ser futuros campeões e representar Macaé em competições nacionais e internacionais, ou até professores, destaca Alex de Moraes, presidente da Fesporte.
O professor da Fesporte e coordenador do projeto Macaé Jiu Jitsu, Adão de Oliveira, explica que através desse projeto é possível fazer a inclusão social dos jovens e possibilitar a descoberta de novos talentos.
- Através desse trabalho, poderemos revelar novos talentos que só precisam de uma oportunidade para despontar, explica o professor.
As aulas serão às segundas e quartas-feiras das 17h às 18h para os estudantes da Escola Municipal Eraldo Mussi.
- O projeto Art Luz tem levado cultura e esporte para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, democratizando essas atividades a populações menos favorecidas, afirmou Ivana Mussi, presidente da FMC. O projeto também inclui aulas de flauta doce, capoeira, balé, papel machê, ginástica e outras formas de inclusão que já são oferecidas pelo projeto em outras localidades do município.