Na manhã de terça-feira (06), o coordenador extraordinário da Coordenadoria Extraordinária de Apoio ao Escolar (Cemeaes), Anderson Rangel, realizou reunião para apresentar aos profissionais das áreas Pedagógica e Psicopedagogia a implantação do Laboratório do Programa Nacional de Informação na Educação (ProInfo), nos módulos II (Imbetiba) e V (Barra de Macaé).
Como extensão do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), desenvolvido pela Secretaria de Educação, o laboratório ProInfo é um projeto do Ministério da Educação (MEC), em convênio com a Prefeiturade Macaé.
Na oportunidade, o coordenador explicou que o laboratório trata de um atendimento de cunho pedagógico ao escolar, e não de aulas de informática. “O objetivo do trabalho a ser desenvolvido neste espaço é oferecer aos usuários das salas de Recursos e da Psicopedagogia do Cemeaes uma nova ferramenta, baseada na tecnologia e na informática, a serviço do desenvolvimento cognitivo, ampliando conhecimentos e o processo de aprendizagem dos nossos usuários em idade escolar”, disse.
A supervisora pedagógica da Psicopedagogia, Valéria Moreira, mostrou os procedimentos para atendimento no laboratório. “Os profissionais da Sala de Recursos e da Psicopedagogia devem avaliar os seguintes critérios que o aluno deverá cumprir para ser atendido: os profissionais deverão preencher a ficha de encaminhamento interno e entregá-lo diretamente ao responsável técnico do laboratório”, explicou.
Ao todo, são treze computadores, teclado, mouses câmeras. O laboratório conta ainda com internet wi-fi e tem como sistema operacional o Linux Educacional, desenvolvido pelo Centro de Experimentação em Tecnologia Educacional (Cete) do MEC.