A prefeitura de Macaé inaugurou nesta quarta-feira (16), às 18h, a primeira Casa Inteligente (Lan House Pública) do município no bairro da Malvinas, que contou com a participação da comunidade. Durante o evento, o secretário executivo de Inovação, Ciência e Tecnologia, Guto Garcia, anunciou a implantação de mais 20 Casas e informou que no dia 29, às 9h será inaugurada a lan house da Nova Holanda.
No bairro das Malvinas, a comunidade vai poder usar gratuitamente 10 computadores com internet e terá a orientação de quatro monitores, dois em cada turno. O tempo de uso por pessoa é de 30 minutos, prorrogáveis de acordo com a demanda. Qualquer pessoa pode usar a lan house, sendo vetado o aceso a sites eróticos e de jogos.
A comunidade pode pagar suas contas on line, fazer cursos, pesquisas, acessar sites de relacionamento como orkut e MSN. "Os monitores são moradores da Malvinas que se formaram na Fábrica de Cidadania e a proposta é que eles zelem pela lan house. As pessoas que trouxerem folha em branco poderão fazer impressões, a Internet é de alta velocidade (1M) disponível de segunda à sexta-feira das 9h às 18h com quatro monitores, dois pela manhã e os outros dois à tarde", informou Guto, que representou o prefeito Riverton Mussi na inauguração. O coordenador do programa Macaé Inteligente, José Vicente, a representante do Poder Legislativo, vereadora Marilena Garcia e o secretário executivo do Gabinete de Gestão Integrada do município, Edmilson Jório participaram do evento.
Segundo José Vicente, os menores de idade devem pegar a autorização para os pais preencherem e na devolução apresentar a certidão de nascimento. Os adultos têm que apresentar carteira de identidade ou de motorista. É feito um cadastro de todos os usuários antes da utilização como acontece nas lan houses privadas.
Katiele do Canto da Rocha, 8, foi a primeira a estrear um dos computadores com a orientação do secretário Guto Garcia explicando como acessar Internet. "Adoro bate-papo, vou vir todo dia aqui", disse.
Os monitores das lan houses foram escolhidos entre os 87 alunos das primeiras turmas do curso/estágio prático de montagem e manutenção de microcomputadores da Fábrica de Cidadania formados no último dia 08. A Fábrica assim como a Casa Inteligente é um projeto do programa Macaé Inteligente. "É uma responsabilidade grande ter sido um dos primeiros participantes dos dois projetos do Macaé Inteligente, primeiro como aluno da Fábrica e agora como monitor da Casa, vou me dedicar bastante", disse Rádamis Nascimento, 23, monitor da lan house.
Na Fábrica de Cidadania os alunos aprendem a fazer reciclagem de computadores e equipamentos de informática usados. Todo computador reciclado pelos alunos vai para a instalação das Casas Inteligentes (lan houses públicas) nas periferias.
O endereço da lan house da Malvinas fica na rua Principal da Malvina, nº 1280 e a da Nova Holanda, que será inaugurada dia 29, é no Centro Kardecista Flor do Amanhã, localizado na rua Aurélio Cristiano Silva, 679.