Prefeitura inaugura novo Nupem em novembro

01/08/2005 15:30:46 - Jornalista: Janira Braga

O prefeito Riverton Mussi informou nesta segunda-feira (1˚) que as obras da sede do Núcleo de Pesquisas Ecológicas de Macaé (Nupem) ficam prontas em novembro, quando as novas instalações serão inauguradas. O Nupem – uma parceria entre a prefeitura, a Petrobras e o Instituto de Biologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) – trabalha com pesquisas voltadas para a preservação da biodiversidade dos ecossistemas da região.

De acordo com o prefeito, a nova sede do Nupem, que está sendo construída no Parque de Exposições Latiff Mussi Rocha, entrou na última etapa de obras. O prédio de dois pavimentos está pronto e no momento, a empresa responsável pelos serviços realiza a urbanização da área, com construção de canteiros e do estacionamento. A construção dos laboratórios está em fase de término. Toda a instalação elétrica e hidráulica está concluída. Nesta semana, a empresa constrói o muro e inicia detalhes de acabamento.

- Reconhecemos a excelência do trabalho do Nupem em desenvolver pesquisas ecológicas e queremos cada vez mais fortalecer nossa parceria – destacou o prefeito. O Nupem serve de base para a elaboração de dezenas de pesquisas de teses de mestrado e doutorado da UFRJ, coordenadas pelo professor Francisco Esteves. As pesquisas são feitas na análise de ecossistemas da região, como o Parque Nacional de Jurubatiba e a Lagoa de Imboassica.

A nova sede do Nupem está sendo construída em uma área de cerca de 11 mil metros quadrados, doada pela prefeitura. O prédio ocupa uma área construída de 2.235 metros quadrados, com salas de aula, laboratórios, alojamentos e quartos. O Nupem funciona desde 1993 em um galpão no Parque de Exposições, cedido pela prefeitura na época. Com o aumento da demanda dos trabalhos do núcleo de pesquisas, a prefeitura doou a área onde é construída a nova sede.
Nova sede vai abrigar curso de biologia

O novo prédio do Nupem vai abrigar o primeiro curso da UFRJ fora da capital do Estado. Trata-se da graduação em biologia, cujo primeiro vestibular deve ser marcado até o final do ano. A expectativa é que as aulas comecem no segundo semestre de 2006. “Estamos priorizando o investimento na educação, ampliando o processo de capacitação e desenvolvimento como forma de contribuir para a qualificação da mão-de-obra local. Por isso pleiteamos muito a vinda do curso de biologia para Macaé”, ressaltou o prefeito.

O curso de biologia será voltado para atender as especialidades biológicas do Norte Fluminense e deve abrir 40 vagas para alunos. As novas instalações do núcleo de pesquisas vão abrigar também pesquisadores e estudantes de todo o país que queiram desenvolver teses sobre os ecossistemas do litoral fluminense, de Paraty a São Francisco do Itabapoana.