Nesta terça feira, seis de setembro, a comunidade da Nova Holanda será contemplada com o projeto Pró Vida Cidadã. A inauguração acontece às 11 horas na sede da Associação dos Moradores do Bairro Nova Holanda, situada à Rua Magrinan Ferreres, s/nº. O projeto Pró Vida Cidadã é mais um entre os diversos já implantados pela prefeitura, através da Fundação de Ação Social de Macaé (FAS), que integra a rede de proteção à criança e ao adolescente, através da ocupação do tempo ocioso.
O Pró Vida Cidadã conta com atividade extra escolar para crianças e adolescentes com idade de sete a 14 anos, provenientes de famílias de baixa renda dos bairros periféricos. O objetivo do Pró Vida é contribuir para impedir que crianças e adolescentes estejam expostas aos riscos sociais, vulneráveis ao uso e tráfico de drogas.
Implantado desde 2000, o projeto atende hoje 300 crianças e adolescentes nos bairros Botafogo, Aeroporto e Fronteira. Dentre as atividades oferecidas está a participação de oficinas práticas de artes, dança, capoeira, reforço escolar, música e esportes, recebendo cada uma ainda, uma complementação alimentar sob forma de lanche e almoço. Com a abertura de mais um pólo do projeto, mais 100 crianças serão beneficiadas.
O projeto é voltado à erradicação do trabalho infantil no município. Além da campanha que vem sendo realizada pela prefeitura, através da FAS, as ações incluem ainda, a Operação Patrulha Social que atua na abordagem de crianças e adolescentes que perambulam pelas ruas do município.
A partir das ações desenvolvidas, muitas crianças foram reintegradas às famílias, algumas foram para os abrigos da prefeitura e outras retornaram ao seu lugar de origem. Dados foram levantados quanto aos adultos que viabilizavam e exploravam crianças, culminando com um relatório que foi encaminhado ao Ministério Público para as providências.
A ronda social acontece pelo menos três vezes por semana em dias e horários alternados.