logo

Prefeitura inaugura Restaurante Escola

18/07/2006 21:19:50 - Jornalista: Marilene Carvalho

A prefeitura de Macaé, por intermédio da Secretaria Municipal de Trabalho e Renda (Semtre) inaugurou nesta terça-feira, 18, o projeto de hotelaria Restaurante Escola, que passa a funcionar na Incubadora de Cooperativas Tonito Parada, no bairro N. S. da Ajuda. O projeto será o primeiro do país a oferecer certificação pelo Instituto de Hospitalidade (IH) nas funções de camareiro/taifeiro, ajudante de cozinha, chefe de cozinha, cozinheiro, garçom, saloneiro, gerente de A&B/comissário, padeiro e recepcionista.

A instalação do Restaurante Escola é um dos investimentos da série de inaugurações que vão marcar o aniversário da cidade. O empreendimento faz parte do Projeto Incubadora Escola e representa uma grande ação do município para suprir a demanda e promover a melhoria do setor hoteleiro. O projeto foi iniciado em julho de 2004 e sua viabilização será por meio de gestão compartilhada pela Incubadora de Cooperativas, Petrobras, Senac e empresas parceiras (CIS Brasil, DE Nadai, Puras, Marfood, Dall e Johnson Diversey).

O secretário de Trabalho e Renda, Cláudio Bogado, fez um breve retrospecto dizendo que o projeto surgiu de uma necessidade da Petrobras de certificar os trabalhadores de hotelaria que prestam serviços nas plataformas (offshore) e também em terra (onshore). “Ver um projeto desse porte se concretizar gera uma emoção muito grande e a certeza de que estamos no caminho certo, em sintonia com a visão do prefeito Riverton Mussi de que o grande foco do processo de desenvolvimento da cidade é a qualificação profissional”, frisou.

Consciente do desafio que tem pela frente, o prefeito Riverton Mussi disse que a qualificação de mão-de-obra é a grande questão que o município deve enfrentar e, para o sucesso dessa empreitada, é necessário unir forças com todos os segmentos. “A busca de parcerias e o estreitamento das relações com os diversos setores da sociedade é o que simboliza a nossa gestão”, salientou, lembrando que ao buscar empresários para assumir pastas em seu governo procurou trazer a experiência do meio empresarial para o setor público.

“Acreditamos neste projeto, sobretudo, por ser voltado para a inclusão social e agregar valor à formação profissional, visando o aperfeiçoamento e à certificação que hoje são diferenciais no segmento da indústria”, disse William Jerônimo, assessor da Gerência de Comunicação Empresarial da Petrobras – UN-BC. Ele comentou que o projeto já é uma referência internacional e a Petrobras quer fomentar cada vez mais o trabalho em rede e a responsabilidade social. Representando as empresas parceiras, o gerente da CIS Brasil, Alexandre Rocha, também destacou a importância do investimento feito pela prefeitura, ressaltando que o projeto é um grande passo para a hotelaria da região.

A cozinha da Incubadora passou por reformas em 2006 para se adequar à funcionalidade do Restaurante Escola. “Todo o material empregado pela prefeitura na reforma é da melhor qualidade. Cada detalhe foi pensado para que fosse possível reproduzir tudo que se espera de um restaurante modelo quanto às normas de higiene e de ambiência”, falou a gerente da Incubadora de Cooperativas, Aline Barbosa Azeredo, durante a apresentação do projeto. A área foi planejada seguindo uma linha de produção racional, com fluxo coerente, de forma a evitar cruzamentos e retrocessos que pudessem comprometer a produção das refeições.

As empresas terão acesso ao cadastro de todas as pessoas da comunidade treinadas pelo projeto. O Restaurante Escola tem capacidade para servir 150 refeições/dia. Na obras de adaptação foram criados boxes para preparo de massas, legumes e armazenamento de carne. Além de refeitório climatizado foram construídos uma copa, uma sala de higienização, uma dispensa com nove metros quadrados e um local de descarte do lixo.