logo

Prefeitura ingressa mais 51 jovens para Programa Nova Vida

16/08/2011 17:24:33 - Jornalista: Andréa Pessanha

Foto: Kaná Manhães

A partir de agora o programa atende 405 jovens. A meta é chegar a marca de 500 como preconiza a Lei 2606/2005

Incluir para capacitar tem sido o lema do programa municipal Nova Vida, vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Social, que tem ingressado jovens para atuarem nos diversos setores públicos. Nesta terça-feira (16) foi feito o treinamento de 51 adolescentes, recrutados pelo programa que agora passa a atender 405 jovens. A meta é atingir o número de 500, conforme preconiza a Lei 2606/2005, que rege o programa. O encontro aconteceu no Paço Municipal, situado na prefeitura de Macaé.

Na ocasião, foram abertas as contas para o pagamento da bolsa estágio, no valor de meio salário mínimo, através do Banco Itaú; leitura e esclarecimento do Regimento do Programa Nova Vida; a leitura e assinatura do termo de compromisso para o responsável e jovem atendido. A assistente socia, Maria da Glória Almeida dos Santos, falou sobre a importância da presença da família no programa. A psicóloga Liana Boechard falou sobre a atividade e preenchimento da ficha com o tema “Queremos te conhecer”. O evento teve a participação do Conselho Municipal de Políticas Sobre Drogas, com a presença da presidente do grupo, Magda Soraya Delfino, que conversou sobre prevenção sobre drogas.

Para Wilson da Silva, de 14 anos, morador do bairro Nova Holanda, o ingresso ao Programa Nova Vida é uma oportunidade de melhorar de vida. “Conheci o programa através da minha escola e logo me inscrevi por ouvir falar muito bem dele. Meu desejo é crescer na vida e ser encaminhado no mercado de trabalho”, conta.

“É muito importante saber que meu filho ficará num lugar seguro depois que chegar da escola, principalmente para mim que passo o dia todo trabalhando. No programa meu filho ficará longe dos riscos que a rua oferece”, ressalta Karina da Silva Santos, mãe de Wilson.

Segundo o Regimento do Programa Nova Vida, o adolescente deverá estagiar quatro horas diárias, estabelecendo horário conforme encaminhamento (segunda à sexta-feira); o adolescente com cinco ou mais faltas consecutivas ou intercaladas no mês, sem justificativas, será chamado para o atendimento com a equipe técnica, que avaliará sua situação, podendo ser desligado; o desempenho do adolescente será avaliado pelo responsável do setor de trabalho, considerando: pontualidade, assiduidade, asseio, participação, interesse e simpatia no relacionamento com os colegas de trabalho.

Também foi ressaltado a obrigatoriedade da participação do adolescente no desfile cívico em comemoração ao aniversário da cidade (dia 29 de julho) e no de 7 de setembro, e que o não comparecimento implicará em falta e a folga só será dada aos adolescentes que desfilarem.

Outro ponto em destaque mencionado na reunião é que no mês de julho a freqüência ao setor de estágio é obrigatória, ficando as férias agendadas somente para o mês de janeiro; sobre o aproveitamento escolar que é fundamental, não devendo ter mais de 50 faltas em todo ano letivo; e que para a permanência no programa o adolescente deverá ter bom desempenho escolar, assiduidade, responsabilidade e notas.

A coordenadora do Nova Vida, Marília Bastos, conta que este ano já foram realizados cinco ingressos de jovens ao programa, motivo de muita satisfação para toda a equipe. “Estamos trabalhando para conseguir atingir a meta de 500 adolescentes ainda este ano e assim poder oferecer oportunidade de estágio a outros jovens macaenses”, concluiu.



Fotos Relacionadas