Enquanto não começam as obras de Macrodrenagem do município, previstas para abril, o prefeito Riverton Mussi determinou uma série de ações emergenciais na região do Sol y Mar, que vão ajudar a escoar a água da chuva de maneira mais rápida. Duas novas bombas de sucção estão sendo instaladas no bairro, e além disso, será iniciado o trabalho de alargamento dos canais das avenidas Fábio Franco e da Evaldo Costa (antiga Ayrton Senna).
Nos canais, serão trocadas as manilhas, que por serem estreitas em determinados pontos, não têm mais capacidade para escoar toda a água quando chove mais forte.
- Existem três pontos principais onde este manilhamento é bem mais estreito: na Fábio Franco, próximo ao cruzamento do supermercado ABC, no cruzamento próximo ao Colégio Ancyra Pimentel, e na Avenida Télio Barreto, justamente onde desemboca o canal. Com a saída de água estreita, e com o grande volume de água, o canal sempre acaba transbordando, explicou o secretário.
Nas ações emergenciais determinada pelo prefeito, o canal da Ayrton Senna será alargado, passando a ter quatro metros de largura e dois metros de profundidade. Além disso, a prefeitura vai retirar todos os obstáculos deste canal, fazendo com que a água chegue com mais força e rapidez no canal da Avenida Fábio Franco.
Na Fábio Franco, as obras vão continuar com a reforma do canal e a retirada das manilhas e tubulações debaixo das pontes, que hoje são responsáveis pela formação de redemoinhos, ainda mais a passagem da água. Do canal da Fábio Franco, a água segue para a Avenida Télio Barreto, onde serão instaladas mais quatro bombas de sucção, aumentando a vazão para oito mil litros por segundo, que hoje é de três mil litros. Além disso, a prefeitura desapropriou um prédio antigo próximo à saída do canal para o Rio Macaé, que será demolido para ser feito o alargamento para a passagem da água vinda do canal.