Foto: Rui Porto Filho
Cadastro segue nesta sexta-feira, das 8 às 17 horas
Começou, nesta quinta-feira (24), o cadastramento de funcionários da Prefeitura de Macaé no ponto biométrico que atenderá 16,2 mil servidores efetivos, comissionados e contratados da administração direta e indireta (incluindo estagiários e residentes). O processo teve início pelos funcionários lotados no Paço Municipal e no Hospital Público Municipal (HPM), cujo prazo é até o dia 2 de outubro. Já no Centro Administrativo Luís Osório (Cealo), o cadastro segue até o dia 28 de outubro. A iniciativa atende o projeto de lei 040/2014, de autoria do Poder Executivo, aprovado por unanimidade na Câmara Municipal, em dezembro do ano passado. Essa é uma medida de austeridade e transparência do governo com o objetivo de agilizar e modernizar a gestão.
Para realizar o cadastro é necessário que o servidor apresente um documento oficial com foto, além do CPF. O atendimento será feito nas próprias unidades administrativas, das 8h às 17h. O não comparecimento poderá acarretar na suspensão do pagamento. A expectativa é que todos os funcionários sejam cadastrados dentro de dois meses.
De acordo com o diretor superintendente do Hospital Publico Municipal (HPM), Márcio Bittencourt, todos os funcionários do hospital terão que se cadastrar no prazo determinado, caso isso não aconteça será lançada falta. "Essa iniciativa vai atender todos os 1,6 mil servidores que trabalham no hospital, incluindo a direção", comentou.
Nesse período, em paralelo, haverá a instalação dos registradores coletores de ponto. A previsão é que 212 equipamentos sejam implantados nas unidades administrativas da prefeitura. Os servidores que comprovarem problemas na impressão digital receberão cartões de aproximação. Além disso, a empresa responsável pela gestão disponibilizará software de integração e gerenciamento, com gestão de dados, suporte técnico e manutenção.
O ponto biométrico é formado por equipamentos e programas informatizados, que vão fazer o controle da entrada e saída dos profissionais, por meio de dispositivos com emissão de relatórios. Todo final de mês, essas informações serão sincronizadas com a folha de pagamento da gestão municipal. As exceções serão avaliadas pela Comissão de Avaliação e Controle do Sistema de Ponto Biométrico. Os servidores poderão acompanhar a marcação pelo site da prefeitura: www.macae.rj.gov.br.
O registrador eletrônico de ponto atende aos padrões de segurança, integridade de dados e normas técnicas. A implementação do ponto biométrico na administração municipal ocorrerá de forma gradativa nas unidades administrativas, de acordo com cronograma da Secretaria de Gestão Pública, que será divulgada nos meios de comunicação e portal do servidor. O sistema possibilitará ampliar os mecanismos de gestão de RH.