Prefeitura inicia campanha de vermifugação nas escolas

07/06/2011 16:52:22 - Jornalista: Carlos Fernandes

A Campanha Municipal de Vermifugação nas escolas municipais começou a ser realizada nesta terça-feira (7), no Colégio Municipal Professora Elza Ibrahim, na Ajuda de Baixo. A escola - que possui 1183 estudantes do Ensino Fundamental (3º ao 9º ano) e EJA (1º e 2º segmentos – fases) - foi escolhida exatamente por possuir uma grande quantidade de alunos matriculados. Realizada pelo 11º ano consecutivo, a campanha é promovida pela prefeitura, através das secretarias de Saúde e Educação.

- Nosso objetivo é atingir 40 mil estudantes, pois a verminose é a causa de muitos males que, inclusive, impedem o aprendizado pleno. O medicamento não tem efeito colateral e é administrado de acordo com a faixa etária e peso, disse o gerente do Programa de Atenção Integral a Saúde da Criança e o Adolescente, o pediatra Newton José.

As verminoses causam sintomas como diarréia, vômitos, falta de apetite e perda de peso, que acabam refletindo no rendimento escolar das crianças. E a medicação, que elimina os diversos tipos de vermes mais comuns. As crianças recebem dose única na forma líquida e para as que tem acima de 12 anos a administração é feita através de comprimido mastigável.

A previsão é que a campanha seja concluída em dois meses. A equipe vai percorrer todas as escolas municipais, inclusive na região serrana. Para que a criança receba o vermífugo, é necessária a prévia autorização dos pais ou responsáveis. “ Mas precisamos da participação de todos, inclusive dos pais dos alunos, que devem ver a campanha como um ganho para o município”, disse o pediatra.

Além dos alunos, o vermífugo também será oferecido aos professores e pessoal de apoio. Uma breve palestra orientando sobre como prevenir as verminoses é realizada em cada colégio que recebe a campanha.

- Além de educar, precisamos estar comprometidos com a prevenção, que é a melhor maneira de se evitar doenças. A conscientização de que a saúde também é feita com prevenção é primordial para a qualidade de vida das crianças e jovens – disse o secretário de Educação, Guto Garcia.

A subsecretária de Educação na Saúde, Cultura e Esporte, Conceição de Maria Rosa lembra que além da medicação, os professores ensinam às crianças noções de higiene para que elas mantenham a saúde em dia.