Foto: Kaná Manhães
Secretário de Limpeza e Associação de Moradores acompanharam o serviço, que será feito duas vezes por semana
O projeto da Coletiva Seletiva implantado pela prefeitura de Macaé chegou nesta quarta-feira (16) ao bairro Mirante da Lagoa. O serviço, pioneiro no município, é um dos projetos de governo do prefeito Riverton Mussi e que está sendo desenvolvido pela Secretaria Municipal de Limpeza Pública (Selimp). O secretário da pasta, Eduardo Jardim, supervisionou o início da ação nesta quarta-feira, juntamente com o presidente da Associação de Moradores do Mirante da Lagoa, Henrique Emerick.
A Coleta Seletiva no bairro do Mirante vai acontecer sempre às quartas e sextas-feiras. O coordenador do projeto Cidade Limpa da Câmara Permanente de Gestão (CPG), César de Araújo, lembra que o projeto já foi implantado em outros bairros do entorno da Lagoa de Imboassica, como o Vivendas da Lagoa e Pecado. Durante 20 dias uma equipe da Selimp realiza um trabalho de conscientização e educação com os moradores no bairro onde o projeto vai ser desenvolvido. O objetivo é estender o projeto a cada dois meses para outro bairro.
- Iniciamos a Coletiva Seletiva em setembro, no dia 23, no Vivendas e Pecado por se tratarem de bairros menores, onde podemos desenvolver esse trabalho piloto para podermos fazer os ajustes necessários. O objetivo principal é promover a coleta seletiva que é um projeto único do governo municipal e expandi-lo para outros pontos de Macaé. Essa conquista não é só do poder público, mas de toda a população de Macaé que poderá contar com mais esse serviço, explicou Eduardo Jardim.
O secretário de Limpeza Pública informa que nos dois bairros onde o projeto já vem sendo desenvolvido, a coleta já arrecadou 20 toneladas de material reciclável.
- Isso representa um aumento da vida útil do Aterro Sanitário e na qualidade de vida da população, que o poder público fará intensificar em outros bairros. Iniciamos o trabalho pelos bairros que circundam a Lagoa de Imboassica por se tratarem de bairros menores e que ficam ao lado de um manancial de grande importância para nosso município -, informou o secretário de Limpeza Pública.
População é o parceiro principal do projeto
Eduardo Jardim lembra que o principal parceiro da Coleta Seletiva é a população.
- Não adianta implantarmos leis que proíbam as pessoas de jogarem lixo nos terrenos baldios se não houver a conscientização por parte da população. A união da população trabalhando em prol do bem estar comum é fundamental para que este projeto dê certo. Estamos dando continuidade a um trabalho que foi iniciado pelo secretário anterior da pasta, George Jardim, e pedimos às comunidades onde desenvolvemos este trabalho para que colaborem separando o seu lixo -, completou o secretário de Limpeza Pública.
A Coleta Domiciliar prossegue normalmente no bairro às terças e quintas-feiras e sábados.
Associação de Moradores aprova projeto
A comunidade do bairro Mirante da Lagoa já viveu a experiência da Coleta Seletiva por duas vezes, mas o projeto não foi adiante.
- Sem dúvida, a comunidade recebe muito bem essa iniciativa. Com essa participação do poder público de forma mais ativa com certeza o projeto vai avançar. Não tenho a menor dúvida que com a regularidade da coleta agora a participação da população vai ser absoluta e expressiva. Com a conscientização dos moradores realizando a coleta seletiva, o despejo de resíduos sólidos para a Lagoa fica praticamente eliminado -, explica Henrique Emerick.
De acordo com Emerick, o principal ator deste projeto é o morador do bairro. ”Agradecemos ao secretário toda a atenção dispensada. Mas reforçamos para que haja conscientização das pessoas, para mantermos o bairro limpo e bem cuidado que irá refletir também na Lagoa de Imboassica”, completa o presidente da Associação de Moradores.
Para colaborar, basta apenas:
1- Separar todos os recicláveis como: papel/papelão, plástico, metal e vidro.
2- Limpar os frascos,garrafas e embalagens que estiverem sujos, pois materiais sujos não podem ser diretamente reciclados e atraem vetores (ratos, baratas, moscas, etc).
3- Colocar os recicláveis ensacados na sua porta para serem coletados às quartas e sextas pela manhã (no caso do bairro Mirante da Lagoa)
4- A coleta dos resíduos não recicláveis permanecerá às terças,quintas e sábados.
Materiais recicláveis:
Papel/Papelão – jornais, revistas,folhas avulsas e de caderno, cartolina, papel e papelão;
Plástico – sacolas, copos descartáveis, garrafa pet, peças de brinquedo,frascos de alimentos limpos;
Metal – latas de refrigerante e conserva, arames, pregos, parafusos, chapas de metal;
Vidro – garrafas, copos, frascos e potes
O que não é reciclável?
Papel sujo,fralda, cascas e restos de alimentos, embalagens sujas, latas de inseticida, embalagens de produtos químicos, tinta, adesivos, espelhos.