logo

Prefeitura inicia cursos preparatórios para o Prominp

08/01/2008 17:40:03 - Jornalista: Catarina Brust

A prefeitura de Macaé iniciou nesta terça-feira (8) o curso preparatório gratuito para jovens inscritos nos Projetos Sem Fronteiras e Programa Macaé de Primeiro Emprego – PMPE / Projeto Juventude Cidadã, visando o processo seletivo para os cursos do Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás (Prominp). As aulas de português e matemática vão até fevereiro na Incubadora de Empreendimentos da secretaria Executiva de Trabalho e Renda (Semtre), nos turnos da manhã, tarde e noite. Cada turma tem 25 alunos.

Essa é mais uma das ações do governo municipal do prefeito Riverton Mussi voltadas para a capacitação e qualificação dos jovens de Macaé, no competitivo mercado de trabalho local.

- As oportunidades de emprego em Macaé são muitas, mas para quem tem qualificação. Por isso, a prefeitura vem investimento ao longo desses três anos, em ações direcionadas à capacitação profissional principalmente dos jovens que moram em Macaé – observa Riverton Mussi.

O Prominp, coordenado pelo Ministério das Minas e da Energia (MME) e Petrobras, está disponibilizando para Macaé 3,8 mil vagas para 24 cursos gratuitos de nível básico e técnico. Os alunos passarão por prova seletiva, elaborado pela Cesgranrio, com questões de português e matemática. A idade mínima para os interessados em participar dos cursos é de 18 anos. Os alunos aprovados receberão bolsa auxílio de R$ 300 a R$ 900. Saloneiro, cozinheiro, operador de movimentação de cargas, auxiliar de plataforma, comissário, são alguns dos cursos que serão oferecidos. A previsão é de que os cursos comecem em março.

As informações sobre as inscrições para o processo de seleção serão dadas durante o curso preparatório. A carga horária dos cursos varia de 200 a 360 horas.

- O objetivo do prefeito de Macaé ao criar a Semtre foi implementar e desenvolver políticas públicas de geração de trabalho e renda, articulando projetos de inclusão social e desenvolvimento da cidadania do trabalhador, por meio de qualificação. Essa preparação para o Prominp é um desses projetos voltados para promover a inserção no mercado de trabalho – destacou o secretário Executivo de Trabalho e Renda, Robério Fernandes.

O objetivo do Prominp é capacitar, gratuitamente, mão-de-obra especializada em 163 categorias profissionais consideradas críticas para o setor de petróleo e gás, ou seja, categorias com disponibilidade de mão-de-obra bem inferior à demanda do setor. Mais informações no site www.prominp.com.br.