Com a presença de todo secretariado e do deputado estadual Glauco Lopes, o prefeito Riverton Mussi anunciou, ontem (03/02), aos moradores do Balneário Lagomar, a revogação da liminar que impedia a prefeitura de Macaé de realizar obras de urbanização no local. Entre as ressalvas, a municipalidade terá que criar uma “zona de amortecimento”, que tem como referência a última quadra próximo ao Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba até a casa do alemão.
Caberá à administração municipal, num prazo de 60 dias, fazer a desapropriação desta área e indenizar os moradores. A convocação dos moradores será feita através da Procuradoria. “Nós não queremos fazer nada à força. Queremos indenizar um a um”, declarou Riverton.
Para auxiliar os moradores, a prefeitura montará no bairro um núcleo da prefeitura com representantes de diversas secretarias para prestar esclarecimentos à comunidade. “Mas, para tudo correr bem é preciso muita colaboração”, frisou o prefeito, enfatizando a importância da participação de todos. “Você serão multiplicadores, levando o nosso pedido aos moradores que não estão aqui”, propôs Riverton.
Na oportunidade o prefeito disse que seria difícil estabelecer um prazo para iniciar as obras, mas anunciou que o primeiro trabalho será colocar galerias de águas pluviais e esgoto, para depois calçar o balneário. “Não podemos pensar em calçamento sem antes colocarmos as manilhas”, explicou.
Em relação à Estação de Tratamento de Esgoto, Riverton disse que primeiro será feito um estudo para ver o que é mais viável: a construção de uma Estação no Lagomar ou a ampliação da capacidade da Estação do bairro Engenho da Praia.