Prefeitura inicia processo do ponto biométrico

09/09/2015 16:36:00 - Jornalista: Tatiana Gama

Foto: Rui Porto Filho

Sistema irá controlar horário de entrada e saída de funcionários

Como mais uma medida de austeridade e transparência, a Prefeitura de Macaé realizou, na sexta-feira (4), a licitação do ponto biométrico. O projeto de lei 4.092/15 atenderá cerca de 16,2 mil servidores efetivos, comissionados e contratados da administração direta e indireta. O processo, já em andamento, é formado por equipamentos e programas informatizados, que irão fazer o controle da entrada e saída dos profissionais. A proposta é, ainda, agilizar e modernizar a gestão.

De acordo com o procurador geral adjunto de licitações, contratos e convênios, Jean Vieira, o cadastramento de todos os funcionários acontecerá dentro de aproximadamente dois meses. Em paralelo, haverá a instalação dos registradores coletores de ponto. Os servidores que comprovarem problemas na impressão digital receberão cartões. Além disso, a empresa responsável pela gestão disponibilizará software de integração e gerenciamento, com gestão de dados, suporte técnico e manutenção.

Serão instalados 212 registradores coletores de ponto nas unidades administrativas da prefeitura. O Paço Municipal e áreas da saúde serão os primeiros locais. O ponto biométrico contará com dispositivos que irão emitir relatórios a cada quatro minutos para a central.

Todo final de mês, essas informações serão sincronizadas com a folha de pagamento da gestão municipal. As exceções serão avaliadas pela Comissão de Avaliação e Controle do Sistema de Ponto Biométrico. Os servidores poderão acompanhar a marcação pelo site da prefeitura:www.macae.rj.gov.br.

O registrador eletrônico de ponto atende aos padrões de segurança, integridade de dados e normas técnicas. Alguns espaços terão proteção contra vandalismo.

A implementação do ponto biométrico na administração municipal ocorrerá de forma gradativa nas unidades administrativas, de acordo com cronograma da secretaria de Gestão Pública, que será divulgado nos meios de comunicação e portal do servidor. O sistema possibilitará ampliar os mecanismos de gestão de RH, cumprimento da recomendação 06/2011 do Ministério Público, economia dos recursos públicos, inclusive, de material de consumo.