Com o objetivo de auxiliar no trabalho educativo com classes multisseriadas na região serrana de Macaé, a secretaria de Educação iniciou esta semana o programa Escola Ativa, que visa atender 10 unidades de ensino beneficiando 170 alunos. Classes multisseriadas são turmas onde alunos de níveis diferentes estudam juntos em uma única sala, com o professor atendendo simultaneamente várias séries.
O procedimento é realizado em virtude de dificuldades de acesso a uma escola próxima ou de transporte e por este motivo, as turmas acabam tendo um número muito reduzido de alunos de cada série, fazendo com que as escolas organizem classes com alunos de diferentes séries.
O programa atua nas séries iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º ano). O município aderiu à proposta por meio do Plano de Ação Articulada (PAR) do Ministério da Educação, que tem como objetivo também apoiar os sistemas municipais de ensino na melhoria da educação nas escolas com classes multisseriadas, fornecendo diversos recursos pedagógicos e de gestão.
Segundo a coordenadora do programa, Ana Dutra, o Escola Ativa possui metodologias adequadas às classes multisseriadas, realizando a formação continuada para os educadores, oferecendo ainda publicações de materiais pedagógicos que sejam apropriados para o desenvolvimento da proposta.
O secretário de Educação, Guto Garcia, afirmou que no Ensino Fundamental das classes multisseriadas são enfatizados os seguintes princípios: o desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meio básico o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo; a compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores.
- Também são pautas do programa o desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, com a busca de conhecimentos e habilidades, a formação de atitudes e valores, e o fortalecimento dos vínculos familiares, acrescentou.
Ele ainda ressaltou que as classes multisseriadas estão passando por mudanças, onde o próprio Ministério da Educação está promovendo sua importância para a rede de ensino. Questões com a organização da sala em pequenos grupos, de trabalho em pares tem transformado a metodologia em vantagem pedagógica, sendo comprovada por pesquisas, que demonstraram a eficiência dos grupos.
- Isso aconteceu porque classes multisseriadas são heterogêneas e exigem práticas que atendam a alunos com diferentes características. Introduziu-se também a aprendizagem cooperativa e as estratégias de ensino, que passaram a ser personalizadas”, explicou.
O professor conta hoje com material pedagógico com informações e exercícios especialmente elaborados para que as crianças resolvam os problemas individualmente ou em pequenos grupos, e depois sejam capazes de aplicar os conhecimentos em casa, e para resolver os desafios cotidianos.
- O que estamos promovendo é a valorização do aluno e todas as vertentes de nossa rede. Esse é um ganho importante que demonstra o avanço da rede a buscar a melhor forma de educar seus alunos, finalizou Guto.