logo

Prefeitura inicia Semana Epidemiológica

13/01/2014 15:56:00 - Jornalista: Antonio Felipe Gonçalves

Foto: Erica Ferreira

Agentes do CCZ realizam um mutirão em diversos pontos da cidade

Para marcar a série de ações de prevenção à dengue, a Prefeitura de Macaé iniciou, nesta segunda-feira (13), a Semana Epidemiológica. Até a próxima sexta-feira (17) serão realizadas visitas domiciliares, tratamento com larvicida e orientação à população, por meio de distribuição de folhetos e cartazes.

No bairro Nossa Senhora da Glória os agentes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) estão visitando empresas para realizar o recadastramento dos imóveis e orientação a respeito de como evitar os focos do mosquito.

De acordo com o supervisor geral do CCZ, Flávio Paschoal, essas atividades são parte das ferramentas utilizadas pela Secretaria de Saúde para orientar as ações de controle da dengue na cidade, permitindo que sejam priorizadas as áreas onde há maior infestação do mosquito transmissor da doença. “Com a visita às empresas e o recadastramento dos imóveis, podemos monitorar com maior precisão a incidência de focos”, destacou.

Os agentes também estão realizando um mutirão no bairro Lagomar. São 34 profissionais, que estão visitando residências, empresas e comércios, fazendo o controle e a eliminação de locais que poderiam servir como criadouros do mosquito. "É de responsabilidade do proprietário evitar que seu imóvel tenha condições favoráveis a reprodução do mosquito, removendo depósitos móveis e vedando os depósitos fixos de água parada. Entendemos as dificuldades da população, mas existem alguns cuidados que não custam quase nada e podem salvar muitas vidas. Nós estamos orientando”, alerta o supervisor.

Entre os dias 14 e 17, o mutirão acontece no bairro Cajueiros e contará com 24 agentes de endemias. O subsecretário de Saúde, Michel Haddad, explica que o trabalho focal e de prevenção é realizado de forma rotineira, durante todo o ano, e reforçado no verão, período de maior incidência da dengue.

Levantamento – Como parte das ações do ano, foi realizado esta semana o primeiro Levantamento de Índice Rápido para o Aedes Aegypti (LIRAa) de 2014. Durante a pesquisa, os agentes visitam as casas identificando a presença de focos de larvas do Aedes aegypti e os locais que possam se tornar criadouros.

Michel Haddad acrescenta que o LIRAa é de extrema importância, por ser uma ferramenta de diagnóstico e que possibilita ao gestor direcionar os recursos para os locais de maior necessidade. A população conta ainda com postos fixos de orientação nos bairros Cajueiros, Nova Holanda, Nova Esperança e Lagomar. Denúncias, sugestões e informações podem ser feitas pelo Disque Dengue 0800-022-6461. A ligação é gratuita.