Prefeitura intensifica ações contra o mosquito Aedes aegypti

20/05/2022 16:06:00 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Foto: Divulgação

O trabalho é feito pelos agentes da Coordenadoria Especial de Vigilância Ambiental em Saúde

Com objetivo de atuar diretamente e de forma estratégica nos focos dos mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunia, a Secretaria de Saúde de Macaé - por meio da Coordenadoria Especial de Vigilância Ambiental em Saúde (Cevas) - está intensificando as ações de bloqueio nos locais de casos positivos das doenças.

O supervisor geral da Cevas, Marcelino da Rocha Carvalho, explica que todas essas doenças são de notificação compulsória, a unidade de saúde pública ou privada deve notificar os casos positivos, a Vigilância Epidemiológica do município. A mesma passa os dados para o setor que envia uma equipe para a casa do paciente.

A equipe de agentes de endemias que atuam no bloqueio faz um trabalho de pulverização com bomba Aero System, no interior do domicílio. "A metodologia da ação consiste na aplicação de inseticida, dentro da casa onde foi notificado um caso positivo de arbovirose, visando eliminar os mosquitos que possam estar escondidos nos armários, embaixo das camas e sofá ou atrás de cortinas e móveis", disse. Marcelino acrescentou que a atuação da equipe também é feita nas ruas, em um raio de 300 metros, do caso onde a doença foi confirmada. Os agentes utilizam uma bomba costal, como se fosse um fumacê portátil, com objetivo de eliminar os focos dos mosquitos que já estão na fase adulta.

"A colaboração da população é fundamental para que a ação tenha um resultado eficiente. É importante receber os agentes de endemias, não deixar depósitos que acumulem água e, além disso, o morador deve fazer a supervisão semanal do quintal, elegendo um dia da semana para fazer essa vistoria", sugeriu Marcelino.

Nos bairros onde há notificação de diversos casos confirmados, a Coordenadoria Especial de Vigilância Ambiental em Saúde realiza o trabalho de pulverização com carro fumacê para o bloqueio químico do inseto, além das visitas domiciliares para verificação e eliminação de criadouros.

O supervisor destaca que 85% dos focos do mosquito Aedes aegypti estão nas casas, sendo em depósitos ao nível do solo, como caixas d' água e pratinhos de plantas, onde são encontradas as larvas. "Estamos vivenciando uma situação atípica, pois observamos o aumento do número de registros de casos no outono, ao contrário dos outros anos onde acontecia no verão", alertou.

Solicitações e denúncias podem ser feitas pelo telefone, no número: 0800-022-6461. O atendimento acontece de segunda a sexta, das 8h às 17h.


Fotos Relacionadas