logo

Prefeitura intensifica ações de combate ao mosquito Culex

12/01/2024 12:26:00 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Foto: Maurício Porão

Com as altas temperaturas e as chuvas frequentes no final da tarde, típicas do verão, há também o aumento de mosquitos. Em Macaé, a prefeitura vem intensificando as ações de combate e controle do Culex (pernilongo) de forma integrada envolvendo diversos órgãos. Nesta perspectiva, equipes da Coordenadoria Especial de Vigilância Ambiental em Saúde (Cevas), da Secretaria de Saúde, e a Secretaria Adjunta de Serviços Públicos estão atuando na limpeza de canais e tratamento com aplicação de larvicida biológico.

O coordenador da Cevas, Luan Campos, informou que irá reforçar a pulverização com o carro fumacê em alguns pontos da cidade com maior incidência da presença de mosquitos. “De forma concomitante com a limpeza, seguimos com nossas ações de inspeção e tratamento utilizando biolarvicidas em toda a margem do canal”, disse.

Já o secretário adjunto de Serviços Públicos, Rodrigo da Silva, ressalta que a secretaria possui um cronograma de limpeza dos canais. “O objetivo é retirar as gigogas, a roçagem mecanizada e a capina. Estamos atuando com 10 profissionais, além de máquina retroescavadeira, caminhões e escavadeira hidráulica”, pontuou.

Atividades - Os agentes de endemias estão realizando a pesquisa de densidade larvária, através da técnica de conchada, onde eles retiram amostra de larvas para registro em laboratório. Nesse trabalho ocorre o cálculo da Densidade de Larvas e Pupas (DPL).

A partir das amostras, os agentes fazem a aplicação de larvicida biológico no leito do canal. Já o controle químico é feito com máquina pulverizadora costal (UBV portátil), utilizando inseticida, ao longo das margens dos canais para eliminar os mosquitos adultos.

Culex - Somente as fêmeas picam. Elas perfuram a pele da vítima com seu aparelho picador, injeta sua saliva misturando-a com o sangue (para evitar que o sangue coagule) e então suga a mistura. Até alcançar a maturidade, os mosquitos sofrem metamorfoses. Primeiro a fêmea põe seus ovos na água, em massas flutuantes de 40 a 400 ovos. As larvas, que saem logo em seguida, ficam suspensas na superfície da água por finos pêlos. Em três semanas sofrem três modificações. O quarto estágio é a ninfa, cujo casulo se rompe e o mosquito adulto aparece e abre suas asas. Esta é a última etapa e o começo de uma nova vida.

Para solicitações e denúncias, a população pode entrar em contato a Coordenadoria Especial de Vigilância em Saúde, que funciona à Rua Tenente Coronel Amado, 225, Centro de Macaé, ou através do email cevas@macae.rj.gov.br ou, ainda, através do Disque Dengue, com ligação gratuita: 0800-022-6461.

Itinerário do carro fumacê entre os dias 15 e 19 de janeiro, às 5h e 18h:

Manhã - Dia 15 – Parque Aeroporto 1; dia 16 – Parque Aeroporto 2; dia 17- Parque Aeroporto 3; dia 18 - Novo Eldorado; dia 19 - Vila Badejo.

Tarde - Dia 15 - Jardim Franco; dia 16 - Jardim Carioca 1 e 2; dia 17 - São José do Barreto ( Dois lados MRV e praia ); dia 18 - Bosque Azul e dia 19 – Jardim Vitória.


Fotos Relacionadas