Foto: Ana Chaffin
Pelo menos 200 homens e máquinas trabalhando na limpeza geral, roçada, capina e pintura
Expositores dos 37 países que vão participar da VI Feira e Conferência Internacional da Indústria de Petróleo e Gás (Brasil Offshore) e os esperados 55 mil visitantes vão conferir de perto porque Macaé é a cidade oficial do evento. Para receber todo esse público, entre os próximos dias 14 e 17, no Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho (Macaé Centro), no Bairro São José do Barreto, a prefeitura está implementando ações no grande eixo do município, desde o Parque de Tubos até Cabiúnas, com pelo menos 200 homens e máquinas trabalhando na limpeza geral, roçada, capina e pintura.
- O trabalho faz parte da rotina de limpeza pública do município e começa cedo, todos os dias, a partir das 7h, mas foi reforçado nos últimos dias por conta da feira que atrai pessoas de todos os lugares. A prefeitura tem o dever de apresentar uma Macaé limpa e bonita como ela é, destacou o secretário de Limpeza Pública, Eduardo Jardim.
Ele informou que os serviços estão mais intensos na Rodovia Amaral Peixoto (RJ-106), mas as equipes concentram-se também nas localidades adjacentes à rodovia, como Parque de Tubos, Imboassica, São Marcos e Cavaleiros de um lado; Engenho da Praia, Barreto e Lagomar do outro. Os funcionários da Secretaria de Limpeza Pública estão executando capina, raspagem e pintura em várias ruas. Além dessas áreas, o trabalho de rotina continua sendo feito no Centro da cidade com destaque para a Praça Veríssimo de Melo, a Rua da Praia nos dois sentidos e a Ponte Ivan Mundin.
Os serviços vão se estender à Avenida Atlântica, na Praia de Cavaleiros, que sofreu com mais uma ressaca do mar no último domingo (29), e vai ser toda lavada, a partir das 8h, para a retirada de resina, fruto do salitre (sal oxigenado), que o mar jogou para a pista, começando pelo trevo da Petrobras. A lavagem também será feita na ciclovia da orla e, em seguida, as equipes vão perfumar todo o bairro pulverizando essência de eucalipto por onde passarem.
Neste sábado (4) as equipes estarão na Linha Verde, desde a rotatória do petróleo até o trevo do Bairro Cancela Preta e o Shopping Plaza Macaé também promovendo limpeza, roçada e pintura geral até as 14h.
O secretário informou que somente na pintura estão trabalhando 95 homens da prefeitura diariamente e na derrubada dos matos são 40 máquinas roçadeiras que, segundo destacou Eduardo Jardim, contribuem para agilizar os serviços.
A Brasil Offshore conta com apoio da Prefeitura de Macaé e é promovida pela Reed Exhibitions Alcantara Machado, Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (IBP) e Society of Petroleum Enginee (SPE). O evento terá a presença dos seguintes países, incluindo o Brasil: Alemanha, Argentina, Austrália, Áustria, Bélgica, Canadá, Chile, China, Cingapura, Colômbia, Coreia do Sul, Dinamarca, Emirados Árabes, Espanha, Estados Unidos, Finlândia, França, Holanda, Indonésia, Irlanda, Israel, Itália, Japão, Coreia, Malásia, México, Noruega, Peru, Portugal, Reino Unido, República Tcheca, Suécia, Suíça, Tailândia, Turquia e Venezuela.
Considerada a terceira maior feira mundial da indústria do petróleo, a Brasil Offshore tem patrocínio da Petrobras e do Governo Federal, e está consolidada no mercado com mais de 10 anos de existência. A expectativa é que 55 mil visitantes compareçam ao evento nos quatro dias, gerando 16 mil empregos temporários diretos e indiretos e movimentando a economia do município.