Prefeitura intensifica combate ao mosquito transmissor da dengue

08/02/2012 15:31:27 - Jornalista: Genimarta Oliver

Foto: Kaná Manhães

Cerca de 10 agentes vão fazer as visitas domiciliares para eliminação das larvas e criadouros do mosquito.

A secretaria de Saúde de Macaé, por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), vem fazendo um trabalho permanente de combate ao mosquito aedes aegypti, transmissor da dengue. Nesta quinta-feira (09), os agentes vão intensificar as ações de rotina no condomínio Bosque Azul, no bairro Ajuda.

Cerca de 10 agentes vão fazer as visitas domiciliares para eliminação das larvas e criadouros do mosquito. O supervisor geral do CCZ, Flávio Paschoal, ressalta que também será realizado um trabalho de orientação para que os moradores recebam os agentes e retirem os criadouros da larva do mosquito dos seus quintais. Além do trabalho de eliminação e criadouros e orientação com distribuição de folhetos sobre “10 Minutos contra a dengue”, os agentes vão verificar as caixas d’água sem tampa para colocação de telas de proteção.


Flávio lembra que os ovos da dengue são colocados em bordas de recipientes com água parada. “Os ovos da dengue são colocados na borda de um recipiente de água parada, preferencialmente limpa. Para não deixar os ovos eclodirem e virarem larvas, também deve-se limpar todo entorno do recipiente. O ideal é que não acumule reservatórios e potes, e sejam mantidosfechados”, disse.

O ciclo de vida do aedes aegypti, do ovo à fase adulta, leva de sete a dez dias. Se a verificação e a eliminação dos criadouros for realizada uma vez por semana, é possível interromper esse processo. “O ovo do mosquito é escuro e menor que um grão de areia, razão pela qual é difícil enxergá-lo. Ele é depositado nas paredes do criadouro, que deve ser escovada para a remoção”, ressaltou. Segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde, em 2011 foram notificados 165.794 casos de dengue no Estado do Rio de Janeiro e registradas 137 mortes.


A dengue está por todo o país e o Governo Federal prevê uma epidemia do vírus tipo 4, que há pouco entrou no país. A dengue possui quatro soro tipos de vírus (DENV 1, DENV 2, DENV 3 E DENV 4).

Abaixo, uma lista de ações diárias que devem fazer parte do cotidiano do macaense:

Verifique o seu quintal
Tampe a caixa d’água
Limpe a calha do telhado
Não deixe água parada na laje
Recolha e trate o lixo de maneira adequada
Coloque areia nos pratinhos de vasos de plantas
Converse com seus vizinhos e companheiros de trabalho sobre o que estão fazendo contra a dengue.