A secretaria Executiva de Obras da prefeitura de Macaé intensifica as obras de recuperação da orla da praia Campista atingida pela ressaca do mar. O prefeito de Macaé, Riverton Mussi, pediu urgência para a obra no local, visando e proporcionar um espaço mais seguro para a população e reduzir o impacto para os turistas que circulam pelo local, principalmente no verão. Outros três locais atingidos foram colocados como prioridade secundária.
Segundo o secretário Executivo de Obras, Tadeu Campos, o ponto mais crítico é em frente ao Macaé Palace. “Este é o local mais danificado pela ressaca porque descalçou e o muro de proteção tombou. Hoje estamos trazendo o material e intervindo em uma área de 40 metros para reduzir a cerca e liberar mais espaço para quem usa o calçadão. É preciso ressaltar que esta é uma recuperação provisória, visando o bem-estar de quem freqüenta a praia Campista”, afirmou o secretário lembrando que é feito ainda o reestaqueamento da área.
As obras na orla da praia, em frente onde funcionava o bingo, à Associação Atlética Banco do Brasil (AABB) e ao Clube Cidade do Sol, estão em um ritmo mais lento, para priorizar o ponto crítico em frente ao Macaé Palace. “A prefeitura está buscando uma nova equipe e uma retroescavadeira para agilizar e trabalhar paralelamente nesses pontos. Nossa preocupação é poder dar maior segurança aos pedestres, evitando que eles não tenham mais que passar pela rua junto aos carros”, explica Tadeu.
A fundação original do calçadão e da ciclovia tem agora três metros a mais. Este aprofundamento, segundo Tadeu, foi necessário para impedir a entrada da água por baixo da fundação. “Este trabalho é feito abaixo do nível do mar: dois metros e meio centímetro para baixo e mais meio centímetro acima, no intuito de que a água venha com força reduzida. Isso evita que ela entre por baixo da fundação, tirando todo o material, descalçando e derrubando o muro, como aconteceu”, completa Tadeu.