“Macaé tem o maior projeto de macrodrenagem e combate aos alagamentos do interior do Estado do Rio de Janeiro”. A fala do prefeito Welberth Rezende mostra o cenário atual de desenvolvimento do município e a qualidade de vida da população. Os moradores sofriam há décadas com as constantes inundações em diversos bairros da cidade. Esta realidade começou a mudar desde o início do atual governo municipal que tem investido recursos em mão de obra e equipamentos para resolver o problema. Uma das maiores obras está sendo realizada na Linha Vermelha, com o alargamento de novo trecho do Canal Fábio Franco. Com isto, as águas pluviais (das chuvas) escoam para as novas bombas instaladas recentemente e já triplicaram a capacidade de drenagem.
Duas novas bombas estão sendo instaladas na elevatória da Rua Télio Barreto e ampliarão a capacidade de vazão das águas das chuvas para 22 mil litros por segundo. A unidade ganhou o Centro de Controle de Operações, todo automatizado e informatizado, que funciona 24 horas, para que as equipes estejam preparadas nos momentos das grandes chuvas. Além do Centro de Operações, há a Central de Monitoramento Climático, da Defesa Civil Municipal, inaugurada recentemente.
As ações preventivas acontecem em toda a parte. “Na Aroeira e na Granja dos Cavaleiros realizamos grandes obras de drenagem completa, de todas as ruas, além de intervenções em toda a cidade”, destacou o prefeito.
“O problema dos alagamentos é crítico, mas o governo está enfrentando de frente essa questão importante para a população. Não é rápido para ser resolvido, mas com as chuvas que têm caído na cidade já percebe-se que o trabalho está tendo resultado porque rapidamente a água escoa nos pontos mais críticos”, enfatizou o secretário de Obras, Felipe Bastos.
Na Linha Verde, em parceria com o governo estadual, o município está limpando os canais que estão assoreados, o que facilita a drenagem das águas. As equipes da Secretaria de Serviços Públicos também estão nas ruas diariamente realizando trabalhos de manutenção como limpeza de galerias e desobstrução de bueiros.
Somado aos investimentos da macrodrenagem, a prefeitura toma outras medidas de prevenção aos impactos gerados pelas chuvas de verão. Na última sexta-feira (19), secretarias municipais, que promovem assistência direta à população, traçaram estratégias que contribuem para amenizar os efeitos de alagamentos. As ações preventivas foram definidas pelo prefeito junto com a Comissão do Governo criada para planejar serviços de atendimento imediato em situações de risco.
Todo esse trabalho do governo não resolve sem a população fazer a sua parte. O prefeito fez um apelo importante à população:
“É fundamental que as pessoas descartem o lixo no lugar correto porque uma cidade melhor não é a que mais se limpa, mas, sim, a que menos se suja. E isso contribui muito para que o nosso sistema de drenagem funcione de forma mais eficiente. Sabemos que ainda temos muito o que fazer e que não existe solução mágica para ser feita da noite para o dia. Mas uma coisa a população de Macaé pode ter certeza: o problema dos alagamentos agora está sendo enfrentado com muito trabalho e seriedade. Estamos trabalhando”, concluiu.