A prefeitura de Macaé, através da secretaria municipal de Obras, iniciou mais uma obra de infra-estrutura em comunidade da periferia, atendendo a localidade de Nova Holanda com substituição da antiga rede de drenagem de águas pluviais e esgoto na rua de entrada do bairro. São 600 metros de nova rede de drenagem, visando o escoamento das águas pluviais e de esgoto.
O secretário municipal de Obras, Tadeu Campos, esteve na manhã de sexta-feira (9) vistoriando as obras e informou que na nova rede de esgotamento sanitário, que recebe encanamento separado, para escoar as águas pluviais e de esgoto, estão sendo utilizadas manilhas de mil milímetros cada. Esta nova rede substituirá a antiga, que era única para o esgotamento das águas pluviais e de esgoto, dificultando o escoamento do bairro.
- Esta nova rede será unida à rede de drenagem da Barra e da Fronteira e o esgoto será canalizado, por enquanto, para a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do Aeroporto. A prefeitura conclui estudos para construir uma nova ETE para atender às comunidades de Nova Holanda e Nova Esperança, já que essas duas comunidades, contando suas ruas, ruelas e vias, já são maiores do que o Lagomar, com estimativa de já viverem nelas cerca de 30 mil pessoas – disse Tadeu Campos.
As obras na Nova Holanda iniciaram logo após o Carnaval e a previsão é de estarem concluídas em cerca de 30 dias. Tadeu Campos disse que está prevista também melhoria na rede de esgotamento sob a Avenida Amaral Peixoto, que separa a Nova Holanda da Barra de Macaé e Fronteira. “Esta rede é antiga, estreita e para melhor escoamento do bairro vamos melhorar também esse trecho”, disse o secretário, informando ainda que existem pontos atrás do Ceasa que ficam em cota mais baixa, onde será construída uma Elevatória, já prevendo o escoamento sanitário do novo Hospital do Sase, que está em obras.
- Esse Hospital terá seu tratamento de esgoto independente, mas os resíduos serão drenados para essa rede. As obras de drenagem na Nova Holanda são mais um investimento da prefeitura em comunidade de periferia. São investimentos da administração Riverton Mussi na área social, visando a melhoria da qualidade de vida da população mais carente e o “Desenvolvimento para Todos” – disse o secretário.
Segundo o secretário, o problema de drenagem do bairro é antigo. A rede existente era muito funda, o que dificultava a manutenção. A nova está colocada em nível menos profundo e, para não quebrar as manilhas, a Semob está colocando uma proteção de concreto armado e instalando caixas de 3 X 3 para facilitar o acesso às máquinas na manutenção.”A Nova Holanda é uma comunidade que cresce a cada dia, acompanhando o crescimento de Macaé. Por isso, estamos usando manilhamento que acompanhe o crescimento do bairro”, concluiu Tadeu Campos.