A prefeitura investe no programa de formação e capacitação continuada da Guarda Municipal com foco nas ciências humanas e gestão pública no contexto da segurança pública. Dessa forma, está sendo elaborado um projeto em conjunto entre a Fundação Educacional de Macaé (Funemac) e a Secretaria Municipal de Ordem Pública à qual está vinculada a Guarda Municipal e a Corregedoria Geral da instituição.
A metodologia a ser aplicada está sendo avaliada de forma integrada pelos órgãos envolvidos e será apresentada no dia 17 de abril levando em conta a ética, os direitos humanos, a cidadania e outros temas da segurança urbana. Foi o que ficou acertado no primeiro encontro sobre o assunto, na tarde desta terça-feira (18), entre o presidente da Funemac, Gleison Guimarães, com o subsecretário de Ordem Pública, Edilson Santana; o comandante da Guarda, Sebastião Monteiro; o corregedor geral da Guarda, Gustavo Guedes Mendonça; e a subcoordenadora de Análise de Planejamento (Aplan), Raquel Giri.
O projeto envolve ainda o trabalho da equipe da Superintendência Acadêmica da Funemac, por meio do Instituto de Administração de Políticas Públicas (IAPP), cujos representantes, Sérgio Netto e Larissa Tavares Rodrigues, respectivamente, também participaram da reunião.
O corregedor da Guarda explicou que, no primeiro momento, o projeto será aplicado aos coordenadores e subcoordenadores, sendo ampliado posteriormente a todos os guardas municipais. O comandante da Guarda informou que, atualmente, são 660 guardas no município.
- Estamos construindo, juntos, um programa permanente de capacitação e treinamento da Guarda Municipal, com foco na melhor gestão pública para todos – destacou o presidente da Funemac.
A Guarda Municipal de Macaé é uma instituição que visa à proteção dos bens, serviços e instalações municipais, conforme o artigo 144 da Constituição Federal. Atua na segurança urbana para o bem-estar da população e, por isto, é uma guarda-cidadã comprometida em projetos sociais no município.
- É muito trabalho e os guardas precisam sempre aprimorar seus conhecimentos teóricos e práticos, aí está a importância desse programa – finalizou o comandante.