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Prefeitura investe na melhoria do trânsito com ampliação do arco viário

10/08/2007 14:30:15 - Jornalista: Maria Izabel Monteiro

Com mais de 40 obras em andamento, a maioria de infra-estrutura urbana e com investimentos de cerca de R$ 150 milhões de reais, a prefeitura de Macaé continua abrindo estradas e vias. O objetivo é ampliar o arco viário do município, ligando diversas regiões da cidade para melhorar o fluxo de veículos.

A prefeitura de Macaé e a secretaria Executiva de Obras (Semob) prosseguem a drenagem e pavimentação de 1.140 metros da Estrada Melquíades Ribeiro de Almeida, com investimento de R$ 1.467.771,10. As obras nessa estrada estão quase 100% concluídas. Com mais de 50% das intervenções em fase final, prosseguem também a construção da Avenida Industrial, ligando o bairro da Ajuda ao entroncamento das RJ 106 e Linha Azul, com investimento de R$ 25.392.325,62. Continuam a pavimentação e drenagem da Linha Verde, as obras de abertura e urbanização da Estrada do Tatu, urbanização da Avenida Cancela Preta e diversos logradouros, com investimento de R$ 29.489.226,93.

Segundo o secretário Executivo de Obras, Tadeu Campos, com a abertura das novas vias e estradas, ampliando o arco viário do município, a prefeitura quer dar aos macaenses novas opções de trânsito, melhorando o fluxo de veículos no centro e em outros locais, principalmente nos horários de rush.

- Com a ampliação do arco viário, que hoje conta com a Linha Verde, Avenida Lacerda Agostinho (Linha Azul), Linha Vermelha e Linha Amarela, o motorista poderá chegar a vários locais do município sem precisar passar pelo centro. Isso vai melhorar o fluxo de veículos nas ruas centrais e também na ponte Ivan Mundim – diz Tadeu Campos.

O secretário lembra que com a ampliação do arco viário, através da Avenida Industrial, Estrada do Tatu, Avenida Melquíades Ribeiro de Almeida, o município vai também diminuir, consideravelmente, a passagem de veículos pesados no centro da cidade.

- As carretas e grandes caminhões que se dirigem ou que vêm das instalações da Petrobrás e empresas situadas nas proximidades do Parque de Tubos, vão passar por essas novas vias. Isso vai melhorar o fluxo de trânsito na cidade. Também daremos aos motoristas novas opções para ir e vir de uma região a outra da cidade, interligando vários bairros – ressalta Tadeu.

Um levantamento da secretaria Executiva de Transportes e Trânsito indica que circulam na cidade diariamente de 700 a 800 carretas, causando lentidão no trânsito. Com as obras de expansão do arco viário, o município ganhará na manutenção das ruas, na proteção das redes de esgotamento sanitário, maior rapidez no trânsito, menos interferências nas fiações elétricas, além de diminuir os riscos para os motoristas e pedestres.

Avenida Industrial

A avenida começa no final da Rodovia Lacerda Agostinho (Linha Azul), na Ajuda, e termina no trevo da Rodovia Amaral Peixoto, nas proximidades do Lagomar. Uma parte das obras começa na Ajuda e a outra nas proximidades do Lagomar, onde foi iniciada a construção de um trevo e será construído um viaduto que facilitará o acesso à Avenida Industrial, sem precisar cruzar a Rodovia Amaral Peixoto.

Na Avenida, com 3.800 metros, as pistas são abertas e instalada a rede de escoamento de águas pluviais, com manilhas de 1.000 a 1.200 milímetros. O cronograma indica que as obras terminam em 12 meses. A prefeitura investe R$ 25 milhões na construção dessa via, que terá 20 metros de pista dupla, iluminação entre as duas pistas e condições de absorver o tráfego pesado, com estrutura para 45 toneladas, que é padrão do DER.

Estrada do Tatu

A Estrada do Tatu, com cerca de três quilômetros, pista dupla com doze metros de largura, moderna iluminação, rede de drenagem e pavimentação asfáltica, será ligada à Linha Verde por ponte sobre o Canal do Capote. A estrada vai complementar o arco viário como opção de trânsito para chegar à Linha Verde e outros locais sem passar pelo centro da cidade. O prazo de conclusão da abertura da Estrada do Tatu é de 12 meses.

A estrada é uma antiga via municipal de terra. Com a sua reativação, a prefeitura busca a melhoria do fluxo de trânsito na Barra de Macaé, Ponte Ivan Mundin, Centro e outros locais da cidade. A estrada vai melhorar o acesso de saída das comunidades da Aroeira, Jardim Vitória, Santo Antônio, Morro de Santana, Santa Mônica, Morro de São Jorge e outras. A reativação vai facilitar o acesso também aos moradores do Campo do Oeste, Maringá, Novo Horizonte, Cancela Preta e outros bairros.

Usando a Estrada do Tatu, o motorista vai acessar mais facilmente a Linha Verde, onde está a Cidade Universitária e também terá acesso mais fácil à Linha Azul e RJ 168. A nova via vai ajudar a desafogar o trânsito na região litorânea e Avenida Amaral Peixoto, centro da cidade e Aroeira.

Avenida Melquíades Ribeiro de Almeida

Continuam as obras de abertura e revitalização da Avenida Melquíades Ribeiro de Almeida, em Imboassica, nos sentidos Pedreira Jundiá e estrada que leva às empresas do Condomínio Industrial de Imboassica situadas atrás do Parque de Tubos.

A avenida recebeu manilhamento para escoar as águas pluviais, meios-fios, foi alargada, e está sendo asfaltada. Vai atender às empresas sediadas na área e a outras que deverão chegar a Macaé na expansão da Petrobras no município. A recuperação da via é o primeiro passo para as obras de revitalização da antiga estrada municipal Santa Tereza, a EMC88, que liga a região de Imboassica à RJ 168, que une Macaé à BR-101 e à região serrana do município.

A Estrada Melquíades Ribeiro de Almeida vai ajudar a formar um corredor para carretas que circulam pelas ruas de Macaé, melhorando a circulação do trânsito no centro da cidade.